Batom com acabamento laqueado ou matte: qual o mais bonito?

Batom: o efeito laqueado e a textura matte estão em alta. Qual o seu acabamento preferido?
Batom: o efeito laqueado e a textura matte estão em alta. Qual o seu acabamento preferido?
Batom com acabamento laqueado ou matte: qual o mais bonito?

Os batons com textura matte dominaram as passarelas durante as últimas temporadas de moda, mas aos poucos, o efeito laqueado vem reconquistando seu espaço e já tem sido a escolha das meninas mais antenadas na hora de fazer uma maquiagem exuberante. No contexto atual, há espaço para os dois acabamentos, e quem ganha são as apaixonadas por maquiagem, que podem deixar a criatividade mandar na hora de elaborar visuais diferentes, seja aquele mais sofisticado para a noite, e que pede muito brilho, ou o mais discreto para o dia a dia.

Textura laqueada é ideal para eventos noturnos que pedem mais makes exuberantes

O batom laqueado tem textura brilhosa e é uma ótima opção para eventos noturnos que exigem uma maquiagem de destaque. O efeito molhado dá mais volume aos lábios e traz a ideia de modernidade e atitude. Este tipo de batom deixa os lábios em evidência e funciona para qualquer cor, desde os nudes discretos até o vermelho fatal, passando pelo rosa vibrante. Para não errar a mão na make, complete a maquiagem das outras regiões do rosto com cores mais básicas, apostando na paleta de tons terrosos para os olhos e em blush pêssego para as têmporas.

Para conquistar lábios dignos de uma diva glamourosa, contorne-os e preencha suas imperfeições com um lápis da mesma cor do batom que irá usar. Este passo vai garantir que o desenho da boca fique definido e evitará que o produto líquido escorra. Em seguida, aplique o batom ou o gloss de sua preferência da maneira que se sentir mais confortável, seja com o próprio produto, os dedos ou um pincel específico. Invista em produtos com a espessura mais grossa, que vão fazer uma melhor cobertura dos lábios. Um gloss incolor aplicado sobre um batom comum garante o mesmo efeito molhado.

Efeito matte continua em alta e pode ser usado de dia ou à noite

Já o batom matte tem a textura fosca e deixa o visual mais discreto, mesmo que a cor do batom seja vibrante. O efeito fosco pode ser usado em produções para o dia ou para a noite, basta adaptá-lo para o visual pretendido. Para um make mais simples, é possível dispensar o uso de cores nos olhos, apostando apenas em uma pele corrigida e iluminada. Já para uma aparência mais sofisticada, o batom matte pode ser combinado a olhos bem trabalhados.

Para a aplicação de batons nesta textura, vale apostar no mesmo truque de delinear e preencher os lábios com lápis, o que vai garantir um acabamento profissional e bem definido. Porém, o passo fundamental é hidratar a área com um balm antes de começar a colorí-la, já que a textura matte pode deixar os lábios muito secos e acabar passando a impressão de que eles estão rachados.