Batom cor de boca: 4 dicas para acertar na hora de escolher o tom

Já se foi o tempo que batom cor de boca era relacionado apenas a maquiagem para o trabalho. Hoje em dia ele pode deixar um aspecto diferenciado em várias makes
Já se foi o tempo que batom cor de boca era relacionado apenas a maquiagem para o trabalho. Hoje em dia ele pode deixar um aspecto diferenciado em várias makes

Seja nas passarelas, em editoriais de moda ou no look de várias celebridades, o batom cor de boca é um super curinga tanto para quem está começando a se arriscar na maquiagem, como para as mais apaixonadas pelo universo da beleza. Versátil, o tom combina com diversos looks e permite inúmeros estilos de make, do mais básico ao sexy. Para achar o tom exato dos lábios e conseguir o efeito desejado, é preciso estar atenta a alguns detalhes. Por isso, a maquiadora Irma Verdugal falou 4 dicas super importantes para conseguir acertar no tom do batom em diversas situações. Confira!

1) Descubra os melhores tons para o seu tipo de pele!

A maquiadora ressalta que assim como o blush, há opções de batons cor de boca que se encaixam melhor em cada tom de pele. Por isso, é importante estar atenta à qual combina mais com o seu. De acordo com Irma esses truques são preciosos para ressaltar ainda mais a beleza de cada mulher. "A dica para as pessoas com a pele branca rosada, por exemplo, é investir em batons com o fundo pêssego ou rosado. Já que tem a pele branca amarelada pode apostar nos tons mais amarronzados e com fundo bege. Para as morenas, vale investir em tons mais fechados como o de fundo dourado ou terracota. E as negras podem abusar das tonalidades como marrom, café e caramelo", afirma.

2) Invista nas tonalidades que são tendência para a temporada

E quem disse que batom cor de boca ficou esquecido no passado? O tom ganha releituras a cada temporada e aparece com efeitos ideais para quem adora estar por dentro de todas as tendências. Para acertar na hora de escolher o tom que mais combina com a temporada, a maquiadora Irma aponta para uma nova tendência: "os nudes de tons mais alaranjados e pêssegos serão a sensação da estação, com destaque para os de efeito cintilante, que promovem um brilho nos lábios e combinam bastante com o astral 'solar' da primevera/verão", garante.

3) Neutralize o tom dos lábios muito pigmentados

Para acertar na hora de escolher um batom cor de boca para chamar de seu, as donas de lábios muito pigmentados precisam de uma atenção extra. A maquiadora Irma Verdugal explica que, como os lábios naturalmente já possuem tons fortes, nem sempre o tom ficará igual ao da bala do batom. Para evitar surpresas e garantir o efeito "cor de boca" desejado, a expert ensina: "um truque bem simples para neutralizar a cor dos lábios e deixar em evidência o real tom do batom é passar um corretivo na região, de preferência com um pincel, para um contorno impecável e depois aplicar o batom escolhido. O resultado ficará exatamente da cor do batom" , revela.

4) Experimente o batom cor de boca na luz natural!


Quem nunca comprou um batom pela cor na embalagem, acreditando que conseguiria o efeito "cor de boca" perfeito, e ao experimentar em casa constatou que o tom ficou bem diferente do esperado? Para evitar isso, a maquiadora explica qual o melhor truque: "a luz do dia é a melhor forma de verificar como um tom de batom se adequa naturalmente à nossa cor da pele.

A luz amarela, muito frequente em grandes lojas de cosméticos, acaba mascarando a real cor da maquiagem e deixa uma sensação de que tudo está bem harmônico no rosto. Por isso, é importante contrapor o mesmo tom em diferentes tipos de luz", conclui.

Dica extra: experimente o batom antes da compra para garantir um look perfeito

Por falar em experimentar batons, sabia que dá para testar o produto antes da compra? Para isso, basta usar o Virtual Try-On no site de Maybelline NY! A ferramenta é um simulador para teste de maquiagem que permite ver a cor de qualquer batom da marca ao vivo no seu visual. Assim não tem erro, né? Vale experimentar!