Batom faz mal? Posso usar produto vencido? 8 mitos e verdades sobre batons

Descubra os mitos e verdades sobre os batons (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Descubra os mitos e verdades sobre os batons (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

Você alguma vez já ouviu alguém falando que batom faz mal? Os mitos sobre maquiagem são muitos e é fácil não saber bem o que é verdade e o que não é. Afinal, pode usar batom vencido? É preciso usar base nos lábios? Batom 24 horas faz mal? Se você tem dúvidas sobre o uso do batom, a gente pode te ajudar.

Respondemos 8 mitos e verdades sobre batom, para acabar com todas as suas dúvidas de uma vez por todas. Quer descobrir se batom faz mal e como usar da forma certa? Então vem conferir!

1- Batom faz mal?

Mito. Batom não faz mal, mas é importante cuidar adequadamente dos lábios. Para deixar a sua boca bonita a saudável, é importante hidratar e esfoliar os lábios. Mas o batom não resseca nem danifica a boca - pelo contrário, os batons mais cremosos podem, inclusive, ajudam a manter os lábios hidratados. 

2- Batom 24h resseca os lábios?

Mito. Algumas mulheres acreditam que usar batom de longa duração faz mal e pode deixar os lábios ressecados, mas isso não passa de um boato. Os batons 24h não apenas não fazem mal para os lábios como alguns deles contêm substâncias - como o colágeno - que ajudam a deixar sua boca macia e hidratada.

3- Posso usar batom vencido?

Mito. Os produtos de maquiagem também têm data de validade e é importante respeitar esse prazo. Além disso, a má conservação do seu batom pode fazer com que ele estrague antes da hora. Isso porque ele pode acumular bactérias se for conservado em locais quentes e úmidos ou não estiver bem fechado.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por IRISBEILIN (@irisbeilin) em

4- É preciso passar base nos lábios?

Mais ou menos. Na verdade, isso não é indispensável, mas passar uma camada de base antes do batom ajuda a aumentar a durabilidade da make. Isso porque a base ajuda na fixação do batom nos lábios e faz com que ele dure mais tempo. Se você não tem um batom de alta duração, essa pode ser uma boa forma de fazer a maquiagem aguentar até o fim do dia.

5- Contornar os lábios ajuda na aplicação do batom?

Verdade. Muitas mulheres têm dificuldade de passar o batom nos lábios sem borrar nos cantinhos. Se você faz parte desse grupo, contornar os lábios com um lápis da mesma cor do batom pode te ajudar a delimitar o espaço.

6- É importante hidratar os lábios?

Verdade. Assim como sua pele precisa de cuidados para ficar bonita e saudável, os lábios também pedem uma atenção extra. Se você quer que a make fique perfeita, é fundamental que a sua boca esteja hidratada e sem pelinhas secas. Além disso, os lábios ressecados podem fazer o batom craquelar - melhor evitar, né?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por KATRINA (@makeupbytreenz) em

7- Passar batom fora dos lábios deixa a boca maior?

Mais ou menos. Esse truque é usado em alguns desfiles ou sessões de fotos para criar a sensação de que as modelos têm lábios mais cheios e dar mais destaque para o batom. Mas, para fazer isso no dia a dia, é preciso tomar cuidado. Passar apenas um pouquinho do contorno deixa o efeito natural, mas se você exagerar pode parecer que você borrou na hora de fazer a maquiagem.

8- Posso dormir sem tirar o batom?

Mito. Algumas mulheres acreditam que não tem problema dormir sem tirar o batom. Mas isso não é verdade. Os batons de longa duração, que não saem dos lábios naturalmente, devem ser retirados ao final do dia - junto com o restante da maquiagem. Os seus lábios precisam ser tão bem cuidados quanto a sua pele.

Redação: Gabrielle Nunes