Batom matte: como aplicar com perfeição?

Para que o batom matte fique perfeito nos lábios é necessário um passo a passo extra: diferente dos batons cremosos, o matte reserva alguns truques antes, durante e depois da aplicação, seja ele líquido, em bala ou em forma de lápis. O efeito sequinho e fosco já virou o queridinho das meninas por proporcionar uma maquiagem mais prática e estilosa, além de permitir uma segurança maior na hora de usar cores escuras e vibrantes, já que equilibra com um efeito um pouco mais discreto. Confira como aplicar o batom matte com perfeição!

Protetor labial faz parte do passo a passo para aplicar o batom matte

Pode até parecer clichê, mas estar com os lábios hidratados faz toda a diferença no resultado do batom matte. Por mais que os seus lábios sejam lisinhos, sem peles aparentes ou desidratadas, é importante aplicar um protetor labial antes do produto: isso porque a textura seca do item pode "marcar" a boca, realçando algumas linhas de expressão ou imperfeição dos lábios. A dica é usar os dedos para dar leves batidinhas com o produto, apenas para umedecer a região, ou remover o excesso antes de passar o batom colorido. Desta forma, o batom matte vai deslizar mais fácil, além de garantir uma aparência fosca bem natural.

Fazer um "V" no centro dos lábios pode ajudar a não borrar o batom matte

Uma das dicas mais valiosas quando o assunto é batom matte é segurar a vontade e não preencher os lábios diretamente. O jeito mais fácil é começar criando o contorno da boca com o próprio aplicador ou com um lápis labial, formando um "v" ou um "x" no arco do cupido: definir essa região sem deixá-la torta ou pontuda demais é importante para que o resultado final saia perfeito. Em seguida, contorne os cantinhos da boca e, se preferir, faça outros traços pelos lábios, já que essas marcações vão facilitar o preenchimento do batom.

Na hora de preencher o batom matte, rapidez é essencial

Contorno feito, é hora de preencher toda a boca, mas para esta etapa, também há truques valiosos. A dica é começar dos cantinhos em direção ao centro dos lábios, mas sempre de forma certeira e rápida, já que o batom matte seca mais rápido que os cremosos ou líquidos. Outra dica valiosa é evitar fazer camadas com o batom matte, já que os produtos costumam ser bem concentrados e permitem uma cor mais intensa.

Dica extra: por sinal, se você estiver pensando em comprar um novo batom matte, que tal testar o produto antes da compra? Para isso, basta usar o Virtual Try-On no site de Maybelline NY! A ferramenta é um simulador para teste de maquiagem que permite ver a cor de qualquer batom da marca ao vivo no seu visual. Vale experimentar!

Corretivo e demaquilante ajudam a reparar o batom matte borrado

Mesmo com truques que facilitam a hora da aplicação, é normal, vez ou outra, errar o contorno dos lábios e acabar borrando o batom. Mas como a maioria dos errinhos de make têm solução, a dica é ter sempre um cotonete por perto para reparar a parte manchada. Espere o batom secar e, então, umedeça o cotonete em um demaquilante, "limpando" a parte que ficou borrada - fazendo movimento em uma única direção, ao invés de "vai e vem". Para quem não tem cotonetes por perto, basta utilizar o pincel da base ou do corretivo usados na mesma make para redefinir o contorno da boca, "apagando" o batom que ficou borrado.

Evite o movimento de esfregar os lábios

Sabe aquele movimento clássico de friccionar um lábio no outro após passar o batom? Esqueça este hábito quando usar o batom matte, já que, se a aplicação for perfeita, não será necessário uniformizar a cor nos lábios. Além disso, a textura seca não permitirá uma "mistura" do produto na hora do movimento, e por isso o risco de esfarelar e desmanchar todo o resultado será muito maior.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.