Batom matte: quatro motivos para finalmente investir na tendência sem medo

O batom com acabamento matte já é tendência e não há motivos para não usá-lo
O batom com acabamento matte já é tendência e não há motivos para não usá-lo

O batom com acabamento matte já é tendência há algumas temporadas e conquistou de vez o seu espaço na nécessaire das mais antenadas. No entanto, muitas mulheres ainda preferem evitar o item, seja por acreditar que sua textura deixará os lábios ressecados ou até mesmo por achar o efeito opaco ousado demais. Confira quatro dicas para tornar seu uso mais fácil.

Opções de batom matte para discretas e ousadas


Para quem deseja um visual mais discreto para começar, usar o batom como um lipstain - ou seja, apenas "manchando" a boca com a cor - é uma ótima opção, pois garante a mesma textura com um acabamento mais suave. Já as mais corajosas podem apostar de uma vez no batom com cobertura completa. A dica para evitar o ressecamento é procurar por fórmulas que contenham óleos, manteigas ou emolientes, que deixarão os lábios macios mas com o efeito opaco.

Preparar os lábios antes da aplicação é fundamental

Antes de passar o batom, no entanto, é fundamental preparar os lábios. Primeiro, faça uma esfoliação para remover possíveis pelinhas soltas e deixá-los bem lisinhos. Em seguida, use o lipbalm para hidratá-los, mas sem exagerar, para que o batom não deslize. Após a aplicação, finalize com lápis labial para definir o contorno da boca, deixando-o mais nítido.

Transforme um batom cremoso em opaco

Mais uma vantagem do acabamento opaco é que não é necessário comprar novos cosméticos para investir na tendência. Para aderir à moda, basta matificar a sua cor preferida. Passe um lápis labial em toda a extensão dos lábios e complemente com o batom escolhido. Pressione um lenço de papel para remover o excesso e passe mais uma camada de cor. Cubra os lábios com o lenço e, com um pincel, aplique pó compacto sobre ele. O pó vai matificar e dar um efeito avelulado aos lábios.

Brinque com outras texturas na maquiagem

Mesmo com os lábios opacos e chamativos, é possível misturar texturas e realçar também outras regiões faciais. Escolha duas ou três partes do rosto para dar um toque de brilho ou iluminar e mantenha apenas a área da boca com acabamento seco. Um bom exemplo é usar uma sombra com acabamento translúcido nas pálpebras, iluminar as têmporas e combinar com o batom matte.