Batom nude: 4 erros comuns ao escolher o melhor tom para a sua pele

Conheça os principais erros na hora de escolher o batom nude (Foto: Instagram @roxettearisa)
Conheça os principais erros na hora de escolher o batom nude (Foto: Instagram @roxettearisa)

O batom nude é um daqueles itens coringas que combinam com qualquer tipo de maquiagem. Não importa que você está se arrumando para ir trabalhar ou se vai a um casamento: os lábios nudes podem deixar o visual charmoso e sofisticado na medida certa para qualquer ocasião. Mas será que todos os tons de nude combinam com qualquer tom de pele?

Como existem muitos tipos de batom nude - dos mais rosadinhos até os quase marrom -, é comum ter essa dúvida e nem sempre é fácil encontrar o nude ideal para você. Separamos os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de escolher o batom nude perfeito para cada tom de pele. Vem conferir e descobrir o melhor nude para você.

1- Não considerar o subtom da sua pele

O primeiro fator que deve ser considerado na hora de escolher o melhor batom nude para você é o tom e o subtom da sua pele. Ou seja, além de observar se a sua pele é clara, morena, amarela ou negra, é importante notar qual é o seu subtom. As peles podem ser quentes, neutras ou frias e isso também vai influenciar em como cada cor se adequa a você.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Denitslava (@denitslava) em

2- Não combinar o batom com outros elementos da make

Muitas pessoas pensam que, como o nude é um tom neutro, ele combina com todas as cores de blush e sombra. Mas não é bem assim, a diferença entre os nudes quentes e frios também influenciam em como os outros elementos da sua maquiagem vão ficar. O ideal é escolher cores que tenham a mesma temperatura do nude escolhido para os seus lábios.

3- Esquecer de levar em conta a cor dos lábios

Não é apenas a tonalidade da sua pele que determina como cada cor de batom vai combinar com você: a cor da sua boca também influencia nisso. Isso porque pessoas com o mesmo tom de pele podem ter lábios mais rosados ou mais amarronzados. A cor dos lábios influencia no resultado da cor do batom, por isso é fundamental levar isso em conta na hora da escolha. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jackie Aina (@jackieaina) em

4- Testar o batom na mão em vez da boca

É muito comum ver mulheres passando o batom no dorso da mão para testar a cor na hora de comprar. Isso não é indicado, em primeiro lugar, porque o tom da sua mão pode ser diferente do rosto. Além disso, testar o batom em outras partes do corpo não leva em conta que a cor da boca costuma ser diferente. Por isso, o ideal é sempre testar o batom diretamente nos lábios.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jennifer Chiu (@chiutips) em

Conheça o tom de nude ideal para cada tom de pele

Pele clara rosada: as mulheres mais branquinhas devem dar preferência aos tons de nude mais rosados, como o rosinha claro ou o pêssego, já que combinam com o subtom. Tons pastéis e terrosos também ficam bem nesse tom de pele. 

Pele clara amarelada: quem tem a pele clara em um tom mais quente, deve optar pelos nudes amarelados ou amarronzados, assim como o pêssego com fundo bege. Os tons rosados também funcionam, desde que não sejam claros demais. 

Pele morena: as donas de peles morenas ficam muito bem com batons nudes em tons mais fechados, como o terracota e o dourado. O pêssego e o marrom também valorizam bastante esse tom de pele. 

Pele negra: as mulheres negras podem apostar nos batons nudes em tons de dourado, caramelo, marrom e café, para criar um visual bem harmonioso. A dica é evitar os tons claros demais ou muito brilhantes.

Redação: Gabrielle Nunes