Batom nude: saiba como escolher o tom ideal para sua pele + acabamento perfeito para a ocasião

Descubra como escolher o batom nude para você (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Descubra como escolher o batom nude para você (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

O batom nude é um clássico da maquiagem, aquela cor que combina com todos os momentos e estilos. Seja para um visual mais simples no dia a dia ou para a make sofisticada de festa, ele é a escolha ideal - mas, para deixar a maquiagem perfeita, é importante escolher o tom e acabamento certos para você.

Quer saber como escolher o acabamento e o tom de batom nude certos para a sua maquiagem? Então, vem conferir essas dicas que a gente separou para ajudar a deixar sua make incrível e super elegante!

Quais são os tons mais comuns de batom nude?

Sabia que o batom nude não se limita a uma única cor? O nude pode ir dos tons mais clarinhos aos mais escuros, tendo várias nuances diferentes - e é exatamente isso que faz com que ele combine com todos os gostos e tons de pele. Alguns tons muito comuns de batom nude são o rosado, bege, pêssego, caramelo, alaranjado, terracota e amarronzado. Cada uma dessas tonalidades pode combinar mais com um tom de pele. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Como escolher o tom de batom nude para cada tom de pele?

Já que existem muitas opções de nude, é importante saber escolher o melhor para você. A regra é: assim como a base e o blush, a cor do batom também deve levar em consideração o seu tom de pele. Para te ajudar a fazer a escolha certa, a gente conta os tons de nude que mais combinam com cada tom de pele.

Pele clara rosada: as mulheres que tem a pele bem clara e com subtom rosado podem apostar nos batons nude mais rosados ou em tons de pêssego, que criam um visual bem harmonioso.

Pele clara amarelada: as peles claras amareladas ficam ótimas com batons nude pêssego ou o clássico nude bege. Os tons rosados são uma boa escolha para destacar mais os lábios. 

Pele morena: as donas de peles morenas pode apostar no batom nude um pouco mais fechado, como o terracota e o marrom. O pêssego é super versátil e fica ótimo nesse tom de pele. 

Pele negra: as mulheres negras ficam ótimas com batons nude em tons mais quentes. Por isso, pode apostar no nude marrom, caramelo, dourado ou no café para os lábios. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Qual é o melhor acabamento para o batom nude?

Os batons podem ter acabamento matte, cremoso ou acetinado - também conhecido como matte confortável. Embora não exista uma escolha certa ou errada, o seu objetivo pode influenciar na escolha do efeito para os lábios.

Por exemplo:

- quem quer um batom para o dia a dia, que deixe um acabamento mais natural, pode apostar nos batons cremosos;

- já o matte é a melhor escolha para as festas e os momentos que você quer que o batom dure bastante;

- o matte confortável aparece como um meio termo, que deixa a cobertura sofisticada do batom matte, mas com um aspecto mais natural e levinho. 

Redação: Gabrielle Nunes