Batom vermelho: item clássico ajuda a melhorar a autoestima

Batom vermelho é clássico e ainda ajuda a aumentar a autoestima das mulheres
Batom vermelho é clássico e ainda ajuda a aumentar a autoestima das mulheres

O batom vermelho é um grande clássico da maquiagem e garante um visual poderoso a qualquer make simples. Porém, além de ser um grande aliado de beleza, o item pode também ajudar a torná-las mais seguras e autoconfiantes. A cor está associada à sensualidade e ao poder, e pode induzir estes sentimentos nas pessoas. Além disso, o ato de aplicar o batom aumenta a consciência corporal e pessoal.

Batom vermelho aumenta a autoestima por atrair mais atenção

"O sentimento de autoestima é aumentado quando percebemos que o olhar alheio aprova nossas ações e a forma como nos apresentamos. Usar aquilo que nos favorece pode ser compreendido como uma mensagem que passamos para o mundo de que estamos confortáveis com a nossa aparência", explica a psicóloga Joana de Vilhena Novaes, Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC-Rio.

O batom vermelho é garantia de ser notada, porém, é necessário saber lidar com a atenção, pois se a autoconfiança estiver baixa, o batom vermelho pode deixar a mulher ainda mais vulnerável. "Usar batom vermelho pode ou não ser adequado e, igualmente, representar ou não uma ousadia caso estejamos confortáveis. Mas jamais traduzirá uma ousadia caso seja interpretado como algo imposto", acrescenta Joana.

Cor prende o espectador e é ideal para falar em público

Além do elemento sensual, o batom vermelho também transmite confiança e pode ser usado em ambientes mais sérios, como o de trabalho. Por tornar a boca um ponto focal no rosto, o item é ideal para falar em público, pois faz com que a audiência preste mais atenção ao que é dito. Estudos, inclusive, confirmam que a cor prende o espectador, especialmente do sexo oposto.

Cientistas da Universidade de Manchester analisaram os movimentos dos olhos de cinquenta homens enquanto estes olhavam diferentes imagens de mulheres. A pesquisa concluiu que eles passaram mais tempo com o olhar fixo nos lábios de mulheres que usavam batom vermelho, em média 7,3 segundos. Já aquelas que usavam batom rosa capturaram a atenção do espectador por 6,7 segundos, e as que não usavam batom por apenas 2,2 segundos.

Item clássico é solução para maquiagem rápida e eficiente

Além de deixar a mulher mais confiante, o batom vermelho é uma ótima solução para quem não tem muito tempo para se arrumar, pois dá a impressão de que a maquiagem está mais elaborada sem muito esforço. Outro ponto a favor é que o batom vermelho nunca sai de moda. O item é clássico e atemporal, mas ainda assim moderno e ousado.