Batons vibrantes para ruivas: saiba como escolher os melhores tons para uma maquiagem de impacto

As donas de madeixas ruivas devem investir em batons vibrantes, como o clássico vermelho, para realçar a beleza exuberante
 Fuja da ideia de que o batom deve ser parecido com o tom dos cabelos. O ideal é que as tonalidades se complementem
As fórmulas com pigmentos laranja dão a impressão de deixar a pele mais quente
As donas de madeixas ruivas devem investir em batons vibrantes, como o clássico vermelho, para realçar a beleza exuberante

O batom nude tem seu espaço garantido na necéssaire de todas as mulheres. No entanto, o item básico pode ser deixado um pouco de lado na produção das donas de madeixas ruivas. Afinal, esta característica garante um toque de exuberância à beleza feminina e merece ser realçada através de tons mais vibrantes e intensos de batom. Confira dicas para conquistar um visual muito mais interessante com um toque de cor nos lábios.

Batom vermelho é a primeira opção


Clássico, o batom vermelho parece ser sempre a primeira opção em mente para uma maquiagem mais elaborada e, neste caso, não é diferente. "A cor funciona muito bem para todas as mulheres, mas nas ruivas fica ainda mais especial, pois combina também com os cabelos", afirma a maquiadora Isa Costa. Porém, para escolher a tonalidade adequada, é fundamental se ater a alguns detalhes, como o tom da pele e dos fios.

Fuja da ideia de que o batom deve ser parecido com o tom dos cabelos. "O ideal é que as tonalidades se complementem, mas, não necessariamente, harmonizem. Isso faz com que o visual fique mais sofisticado", explica a profissional. E vale até mesmo criar contrastes. Para madeixas alaranjadas, por exemplo, o tijolo é uma boa escolha. Já para fios mais escuros, invista em um tom mais aberto, como o tomate.

Características físicas devem ser lembradas


A tonalidade da pele também deve ser considerada e as ruivas naturais são aquelas que mais precisam tomar cuidado, já que costumam ser muito branquinhas e com fundo rosado. Exclusivamente nestes casos, o batom rosa deve ser evitado, pois deixa o visual apagado e sem graça. Já para quem tem a pele morena ou mesmo branca de fundo amarelado, a cor vibrante pode ser usada sem medo.

Depois de escolher seu batom favorito, é a hora de maquiar os olhos. Como os lábios intensos e as madeixas exuberantes já chamam bastante atenção, mantenha o restante do visual mais discreto. "Esta regra é sempre válida, mas deve ser reforçada para as ruivas", comenta Isa. Realce a região apenas com corretivo e máscara de cílios ou aposte nas sombras em tons terrosos para ocasiões mais sofisticadas.