BB Cream: saiba qual a maneira ideal de remover o produto da pele

Mesmo com vários benefícios para a pele, o BB cream ainda é um produto de maquiagem e precisa ser removido da maneira correta
Mesmo com vários benefícios para a pele, o BB cream ainda é um produto de maquiagem e precisa ser removido da maneira correta

Produto queridinho desde que surgiu no mercado, o BB Cream carrega uma formulação quase mágica que faz o papel de hidratante, protetor solar, primer e base ao mesmo tempo. Esse achado de beleza tem um acabamento tão leve que quase causa o esquecimento de que ele é um produto de maquiagem e não de tratamento. A dermatologista Carolina Stano esclarece se vale ou não dormir com ele no rosto e conta qual a forma correta de retirar o produto da pele.

Posso usar o BB Cream como hidratante e não retirar para dormir?

Apesar de possuir propriedades que hidratam a pele, a dermatologista lembra que a fórmula do BB Cream é muito mais complexa que um hidratante comum e garante que ele precisa ser retirado antes de dormir: "esse produto possui também filtro solar e, por esse motivo, pode ter componentes que formam uma barreira física na pele. Alem disso, alguns tipos de BB Cream possuem óleo mineral na fórmula", revela. Segundo a profissional do Instituto da Pelle, o resultado de uma noite com o produto no rosto pode ser o surgimento de acne, cravos ou irritações na pele que causam vermelhidão.

A forma correta de retirar o BB Cream da pele

Para a remoção do BB Cream, Carolina indica um processo mais forte do que apenas água e sabonete. Isso acontece porque para conseguir um efeito tão poderoso, o produto tem uma fórmula que exige o uso de um demaquilante. Quer uma prova? Faça o teste na mão e aplique um pouco do creme tentando retirar em seguida apenas lavando. Vai ser possível perceber uma mancha difícil de sair e o mesmo acontece com a pele do rosto, preenchendo os poros e dificultando a respiração depois de um certo tempo, como qualquer outro item de maquiagem. "É preciso lavar bem para remover os resíduos e, para garantir uma remoção mais completa, pode-se usar demaquilantes feitos para maquiagem à prova d'água, que são mais potentes", conta.

Lavar o rosto após o uso do demaquilante também é importante

Poderosos para retirar a maquiagem, os demaquilantes também podem ser inimigos da pele se não forem utilizados da maneira correta. Os produtos para retirar maquiagem à prova d'água geralmente contém óleo na sua fórmula e, por isso, é recomendado lavar o rosto após o uso. "Recomendo sempre que lave o rosto com água e sabonete após o uso de qualquer removedor", indica a especialista. O cuidado evita a acumulação de resíduos do próprio demaquilante e mantém a pele completamente limpa.