Beleza sem manual: dicas para quebrar as regras de maquiagem

Não há regras para escolher a maquiagem ideal. O segredo é realçar os pontos fortes e se sentir bonita
Não há regras para escolher a maquiagem ideal. O segredo é realçar os pontos fortes e se sentir bonita

Ruivas não podem usar batom vermelho? Sombra cintilante é só para adolescentes? Cores vibrantes não ficam bem em lábios finos? Quem inventou essas regras? A maquiagem é feita para realçar a beleza das mulheres, e não para restringir o que cada uma pode ou não usar. Cada pessoa sabe o que lhe cai bem e como favorecer seus pontos fortes, então não é necessário se prender a esses conceitos pré-definidos para escolher o que usar. Não há certo ou errado, o importante é se sentir bonita.

Batom vermelho está liberado para loiras e ruivas

O batom vermelho é um grande clássico, mas por muito tempo ficou restringido apenas a morenas e negras, pois era comum afirmar que a cor não combinava com loiras e ruivas. Porém, esse conceito já ficou no passado, e qualquer mulher que desejar usar a cor poderosa pode investir sem medo. O tom alaranjado combina com ruivas e o vermelho tomate cai muito bem em loiras. Para escolher o tom ideal, teste diversos batons para ver qual se harmoniza melhor com o rosto. Quem não está acostumada a usar a cor pode começar usando de uma forma mais suave, dando leves batidinhas nos lábios, apenas para "manchá-los" com a cor e conseguir um acabamento mais suave.

Sombras cintilantes podem ser usadas em qualquer idade

Muitas mulheres, conforme vão ficando mais velhas, passam a dar preferência a tons de sombra opacos e não ousam tanto em relação a produtos cintilantes, por pensar que eles só podem ser usadas por jovens. Grande engano! Enquanto as sombras opacas podem acentuar as rugas das pálpebras, aquelas com brilho deixam os olhos mais vivos, pois refletem a luz e tiram a atenção das linhas de expressão. As cores neutras são ideais para apostar no brilho.

Lábios finos ficam muito bem com cores vibrantes

Geralmente as donas de lábios finos preferem evitar cores como rosa, vermelho e coral. Porém, esses tons, principalmente aqueles com brilho, apesar de chamar a atenção para a área da boca, criam um efeito óptico de volume nessa região do rosto. É importante saber diferenciar as cores vibrantes das escuras, como vinho e uva, pois estas sim podem dar a impressão de que os lábios são ainda mais finos.

Olhos esfumados são para todas as cores de pele

Maquiagem com os olhos esfumados com sombra escura garante um efeito poderoso para qualquer mulher, porém, aquelas mais branquinhas ainda evitam arriscar no estilo por medo de uma aparência muito pálida. Quem quer investir no visual não precisa se limitar a sombras pretas e cinzas, e pode dar preferência a cores como bronze, marrom e rosa dourado. Esses tons criam o mesmo efeito de contraste sobre a pele clara quanto os mais escuros fazem nas morenas.

Tons pastel se adaptam a morenas

As candy colors estão em alta para roupas e acessórios, e não há porque ficarem de fora da maquiagem. Porém, nem sempre é fácil combinar os tons pastel com peles morenas. O truque para garantir um visual bonito e elegante é manter o contraste entre a maquiagem e a pele. Prepare a pálpebra com primer para que a sombra fique com acabamento bem feito e a cor não pareça desbotada.

Maquiagem pode dar destaque ao mesmo tempo para olhos e lábios

A antiga regra de que é necessário dar destaque a apenas uma região do rosto com a maquiagem ainda é muito comum, porém, com cuidado, é possível combinar olhos esfumados com lábios vibrantes. O segredo para não ficar com o visual exagerado é contrastar o acabamento da sombra e do batom. Se um produto tem textura brilhosa, o outro deve ser opaco ou acetinado.