Beleza teen: britânicas começam a usar maquiagem aos 11 anos, diz pesquisa

Fazendo aparições no tapete vermelho desde os 11 anos, a atriz Kiernan Shipka, estrela da série "Mad Men", aposta em blush, batom, sombra e até mesmo máscara de cílios para eventos
Fazendo aparições no tapete vermelho desde os 11 anos, a atriz Kiernan Shipka, estrela da série "Mad Men", aposta em blush, batom, sombra e até mesmo máscara de cílios para eventos

Quando o assunto é vaidade feminina, a idade parece não ter muita importância, conquistando crianças até mulheres com a idade mais avançada. Afinal, quem nunca pegou a maquiagem da mãe ou da irmã mais velha emprestada para ter suas primeiras aventuras de beleza? Apesar de parecer uma ação comum, a vaidade excessiva virou motivo preocupação entre as britânicas após uma pesquisa da empresa varejista online Escentual constatar que as meninas do país estão começando a usar maquiagem ainda na pré-adolescência, com uma idade média de 11 anos.

Obsessão com a aparência é motivo de maior preocupação entre britânicas

Segundo o levantamento, a idade média para iniciar a utilização de cosméticos de beleza caiu dois anos em um intervalo de uma década e esse foi o maior motivo de preocupação entre as mulheres do país. Para elas, a idade ideal para começar a usar maquiagem em público seria aos 15 anos, mas a vontade de provar que já cresceu e a influência das outras meninas e dos veículos midiáticos de beleza fez com que esse processo fosse acelerado.

Provando uma preocupação futura com essas aventuras de beleza das meninas, das 1.000 mulheres entrevistadas na pesquisa, 62,6% afirmaram que acreditam que essas pré-adolescentes podem vir a desenvolver uma obsessão doentia com a sua aparência.

Maquiagem faz meninas se sentirem mais velhas

Apesar de acreditarem que o exemplo constante das mães e das irmãs mais velhas influenciam a busca dessas meninas por produtos de beleza, a pesquisa comprovou que as mulheres imaginam que a vaidade excessiva pode ter ainda outras causas. Para 34,3% das entrevistadas, as meninas começam a se maquiar após sofrerem influências das amigas na escola, enquanto 37,8% credita esse aumento na procura por produtos de beleza ao fato dos cosméticos fazerem as jovens se sentirem mais maduras. O restante das entrevistadas, no entanto, declarara acreditar que as mídias podem ter influenciado essas pré-adolescentes a buscar formas de valorizarem suas belezas.

Entrevistadas acreditam que gloss labial deve ser primeiro item a ser usado por meninas

Objeto de desejo das meninas, o gloss labial é um dos itens que começa a ser liberado primeiro. Apesar das mulheres acreditarem que os 15 anos é a idade ideal para iniciar os cuidados com a beleza, aos 12 anos, em média, elas já começam a usar o brilho na boca com o consentimento de suas mães. A sombra, por sua vez, as entrevistadas acreditam que devem ser usadas apenas depois dos 13 anos. A base é o cosmético que apresenta maior resistência entre as participantes da pesquisa, que declararam acreditar que a idade ideal seria após os 14 anos.