Uma pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, confirmou o que todos já desconfiavam: o batom vermelho é o que chama mais atenção dos homens. Atravessando décadas e se tornando um clássico na necessaire feminina, o batom vermelho é sempre relacionado a poder e glamour.
Uma make composta com batom vermelho não precisa de muito: uma pele bem feita e um pouco de máscara de cílios são suficientes para um look marcante. Com muitas variações de tons e texturas, a boca vermelha combina com qualquer cor de pele e pode ser adotada tanto para o dia quanto para a noite.
Alguns cuidados na aplicação são indispensáveis para garantir a boca vermelha perfeita
O charme retrô oferecido pelo batom vermelho é irresistível mas como a cor é muito intensa, vale tomar alguns cuidados na aplicação para garantir uma cobertura perfeita.
O primeiro passo para uma boca bonita é a esfoliação, que retira possíveis "pelinhas" soltas, igualando e deixando os lábios mais macios. Hidratar a pele também pode fazer a diferença. Para isso, invista em um lip balm e aguarde secar. Para aumentar a duração do batom, aplique a mesma base do rosto nos lábios, deixando o tom mais uniforme. Com um lápis de boca, que deve ser exatamente da cor do batom, faça o contorno dos lábios. Para um efeito natural, tenha cuidado em não passar o lápis fora do contorno da boca. Finalize passando o batom com o tom escolhido. Se a textura do produto for muito cremosa, vale aplicar com um pincel fino que garantirá uma precisão maior nos movimentos.
Para evitar que os dentes fiquem borrados, vale apostar em truques do tempo da vovó, como pressionar um pedaço de papel entre os lábios para retirar o excesso e colocar o dedo indicador entre os lábios e puxar para retirar o produto que ficou acumulado na parte interna.
Batom vermelho para todas!
Se você ainda olha torto para o batom vermelho e acha que não combina com sua pele, o erro pode estar no tom escolhido. Existe uma tonalidade ideal para cada tipo de pele, capaz de ajudar a valorizar a beleza de cada mulher.
Quem tem a pele clarinha deve optar pelos tons mais alaranjados. Os vermelhos muito escuros não são recomendados por deixarem o rosto muito pálido, pelo contraste. Já as brancas mas bronzeadas, como a atriz Fiorella Mattheis, devem privilegiar os vermelhos mais abertos, que vão iluminar o rosto. As morenas, cor da maioria das brasileiras, devem apostar no vermelho mais intenso - um meio termo entre o vinho e o laranja. As morenas oliva, como a atriz Zoe Saldana, ficam lindas com tons mais fechados, puxados para o vinho ou rosa. As negras, por sua vez, devem investir em tons de vinho mais escuro.
Aposte na boca vermelha tanto para o dia quanto para a noite
O batom vermelho pode ser usado em todas as ocasiões, do trabalho a um casamento. mas vale atentar para algumas dicas e não correr o risco de errar:
No trabalho: aposte em um gloss avermelhado para conquistar um visual mais leve e natural.
Em festas informais: está liberado ousar mais e investir em tons vibrantes, com textura opaca ou acetinada. Para reforçar a cor, vale alicar a primeira camada com um pincel e a segunda com o batom diretamente nos lábios.
Em casamentos: perfeito tanto para noivas quanto para convidadas, o batom vermelho é uma ótima opção para sair do tradicional olho esfumado e boca nude.