Cílios: descubra curiosidades sobre os fios que dão expressão ao olhar

Cílios alongados são um recurso fundamental para a maquiagem, mas algumas curiosidades sobre estes fios ainda não são do conhecimento de todas
Cílios alongados são um recurso fundamental para a maquiagem, mas algumas curiosidades sobre estes fios ainda não são do conhecimento de todas

Alongar os cílios com máscara é um passo fundamental para qualquer tipo de maquiagem, afinal, o truque realça o olhar e deixa o rosto mais expressivo sem muito esforço. Mas, para que servem os cílios? De que são compostos? Quanto tempo cada fio tem de vida? Mesmo realçando as pestanas diariamente, a maioria das mulheres não sabe muito sobre elas. Confira aqui estas e outras curiosidades sobre os cílios.

Função dos cílios é proteger os olhos

A principal finalidade dos cílios é proteger os olhos de poeira, dos raios UV do sol, e de pequenos insetos que possam cair na região. À qualquer sinal de perigo, a reação mais eficaz para proteger o globo ocular é piscar ou fechar as pálpebras, o que faz com que os pelos funcionem como mini vassouras, e limpem as impurezas.

Fios são compostos em sua maior parte por queratina

Os cílios são composto por apenas 3% de água e 97% de queratina, proteína que é uma das principais substâncias formadoras também da pele e das unhas. Assim como outros pelos do corpo, as pestanas dependem da saúde dos folículos para crescerem saudáveis, pois é por este canal que os fios recebem seus nutrientes. Para se manterem desobstruídos, os folículos possuem duas glândulas - chamadas Zeis e Moll - que os deixam livres das bactérias causadoras do terçol.

Alimentos podem ajudar no crescimento dos cílios

Em muitas culturas, os cílios longos são associados à feminilidade. Na maioria das pessoas, os cílios possuem menos de um centímetro de comprimento, e costumam ser mais longos no centro e mais curtos nas extremidades. Para que cresçam mais, alguns nutrientes podem ajudar. Inclua na alimentação diária, alimentos que contenham vitamina C, antioxidante que ativa a circulação e ajuda na formação do colágeno; vitamina A, que acelera a produção de queratina e de novas células; além de magnésio e cálcio, que ativam as enzimas de crescimento dos cílios.

Fios caem e se renovam constantemente

Assim como todos os pelos do corpo, os cílios se renovam, e seu tempo de vida é de cerca de noventa dias. Em média, de um a cinco cílios caem diariamente. Para que as pestanas perdidas sejam repostas, um novo fio nasce a cada dia. Mas estes pelos novos demoram de quatro a oito semanas para atingir o comprimento ideal. Como é possível perceber, a pálpebra superior tem cílios mais cheios e volumosos, contando com aproximadamente duzentos fios. Enquanto a inferior possui apenas a metade, cerca de cem.