Cílios: descubra curiosidades sobre os fios que dão expressão ao olhar

C?lios alongados s?o um recurso fundamental para a maquiagem, mas algumas curiosidades sobre estes fios ainda n?o s?o do conhecimento de todas

Alongar os c?lios com m?scara ? um passo fundamental para qualquer tipo de maquiagem, afinal, o truque real?a o olhar e deixa o rosto mais expressivo sem muito esfor?o. Mas, para que servem os c?lios? De que s?o compostos? Quanto tempo cada fio tem de vida? Mesmo real?ando as pestanas diariamente, a maioria das mulheres n?o sabe muito sobre elas. Confira aqui estas e outras curiosidades sobre os c?lios.

Fun??o dos c?lios ? proteger os olhos

A principal finalidade dos c?lios ? proteger os olhos de poeira, dos raios UV do sol, e de pequenos insetos que possam cair na regi?o. ? qualquer sinal de perigo, a rea??o mais eficaz para proteger o globo ocular ? piscar ou fechar as p?lpebras, o que faz com que os pelos funcionem como mini vassouras, e limpem as impurezas.

Fios s?o compostos em sua maior parte por queratina

Os c?lios s?o composto por apenas 3% de ?gua e 97% de queratina, prote?na que ? uma das principais subst?ncias formadoras tamb?m da pele e das unhas. Assim como outros pelos do corpo, as pestanas dependem da sa?de dos fol?culos para crescerem saud?veis, pois ? por este canal que os fios recebem seus nutrientes. Para se manterem desobstru?dos, os fol?culos possuem duas gl?ndulas - chamadas Zeis e Moll - que os deixam livres das bact?rias causadoras do ter?ol.

Alimentos podem ajudar no crescimento dos c?lios

Em muitas culturas, os c?lios longos s?o associados ? feminilidade. Na maioria das pessoas, os c?lios possuem menos de um cent?metro de comprimento, e costumam ser mais longos no centro e mais curtos nas extremidades. Para que cres?am mais, alguns nutrientes podem ajudar. Inclua na alimenta??o di?ria, alimentos que contenham vitamina C, antioxidante que ativa a circula??o e ajuda na forma??o do col?geno; vitamina A, que acelera a produ??o de queratina e de novas c?lulas; al?m de magn?sio e c?lcio, que ativam as enzimas de crescimento dos c?lios.

Fios caem e se renovam constantemente

Assim como todos os pelos do corpo, os c?lios se renovam, e seu tempo de vida ? de cerca de noventa dias. Em m?dia, de um a cinco c?lios caem diariamente. Para que as pestanas perdidas sejam repostas, um novo fio nasce a cada dia. Mas estes pelos novos demoram de quatro a oito semanas para atingir o comprimento ideal. Como ? poss?vel perceber, a p?lpebra superior tem c?lios mais cheios e volumosos, contando com aproximadamente duzentos fios. Enquanto a inferior possui apenas a metade, cerca de cem.

COMPRE O LOOK

Try It ON

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.