Como a maquiagem influencia a autoestima: entenda o papel da make na valorização da mulher

A maquiagem tem um papel importante na defini??o da personalidade de cada uma (Foto: Instagram @maybelline)
Aos poucos, a maquiagem vai ajudando a construir a confian?a em cada mulher(Foto: Instagram @maybelline)
Aos poucos, a maquiagem vai ajudando a construir a confian?a em cada mulher(Foto: Instagram @maybelline)
A maquiagem pode fazer toda a diferen?a num dia de baixa autoestima (Foto: Shutterstock)
A maquiagem pode fazer toda a diferen?a num dia de baixa autoestima (Foto: Shutterstock)

Nada como um batom e um pouco de m?scara de c?lios para encarar o dia se sentindo poderosa! ? inevit?vel: todas temos algumas inseguran?as relativas ? apar?ncia que acabam influenciando a forma como vivemos e como nos comportamos. Para a maioria das mulheres, trabalhar a autoestima ? um processo que dura anos, mas uma boa maquiagem pode fazer a diferen?a, em poucos instantes. A make vira a sua "pintura de guerra" para enfrentar o mundo com leveza, se sentindo mais poderosa e mais voc? mesma. Entenda!

Maquiagem ajuda a transmitir a personalidade e revela a forma que queremos nos apresentar ao mundo

Qual o seu estilo de maquiagem favorito? Quer voc? goste de uma make nude e minimalista ou de um look mais moderno com batom vermelho, isso diz bastante sobre a sua personalidade. Os primeiros passos no mundo da maquiagem s?o decisivos para a defini??o da identidade, variando ao longo da vida de acordo com os gostos de cada uma. Isso ajuda a construir a confian?a, mostrando as virtudes que voc? tem ou quer ter - como poder, sensualidade, seguran?a, estilo, atitude - sem precisar falar nada.

A make pode ter um papel inclusivo na sociedade

A maquiagem tem um outro papel que ? de extrema import?ncia para quem luta diariamente com a aceita??o da sociedade. Mulheres com problemas de acne c?stica e cr?nica, vitiligo, cicatrizes aparentes e outros tra?os que fazem parte da individualidade de cada uma, muitas vezes sentem necessidade de disfar?ar essas caracter?sticas com maquiagem, ficando mais confiantes com a transforma??o que um pouco de base e corretivo podem fazer.

Na adolesc?ncia, por exemplo, o papel inclusivo da maquiagem ? evidente: ao disfar?ar espinhas, manchas e oleosidade excessiva com make, as meninas se sentem mais seguras e menos expostas aos olhares cr?ticos que s?o t?o comuns e fragilizantes nesta idade.

Aprender a se maquiar influencia na confian?a da mulher

Depois do primeiro contato com a maquiagem, ? comum come?ar a perceber como usar alguns produtos no rosto pode mudar a maneira como e tamb?m como se sente. Aos poucos, voc? deixa de se desesperar com olheiras ou com uma espinha mais evidente - n?o s? por se sentir confiante, mas tamb?m porque tem a maquiagem como aliada. Com o tempo, voc? come?a at? a experimentar t?cnicas de contorno e outros efeitos que d?o a ilus?o de modificar ligeiramente o formato do seu rosto e quanto mais voc? se permite, mais voc? se conhece! E o mais legal de tudo ? que, pouco a pouco, voc? come?a a acreditar naquela mulher poderosa que voc? v? no espelho, e a ter certeza do seu valor e beleza com ou sem make.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.