Como achar o melhor tom de batom escuro para cada cor de pele

Para as mulheres de pele muito clara, o batom com fundo arroxeado, como o vinho, é uma boa opção
O batom vermelho com o fundo marrom é a melhor opção para mulheres morenas
A cobertura gloss é a melhor opção para usar em lábios ressecados
A tonalidade uva é a melhor opção para mulheres negras
Para as mulheres de pele muito clara, o batom com fundo arroxeado, como o vinho, é uma boa opção

Se por muito tempo os batons escuros ficaram restritos apenas aos meses mais frios, hoje em dia, as tendências lançadas pelas semanas de moda internacionais mostram que as tonalidades escuras podem ser usadas ao longo do ano inteiro. Para a temporada primavera-verão 2015, por exemplo, a aposta é no clássico vermelho. No entanto, a variedade de opções vai muito além do tradicional.

Batons com fundo roxo e tons profundos de vermelho são ideais para as mais branquinhas e morenas


Em entrevista ao site Beauty Hight, a maquiadora Brittany Gharring ensinou como harmonizar cada cor de batom escuro à tonalidade da pele e revelou dicas para fazer uma melhor aplicação. Para mulheres de pele claríssima, por exemplo, a profissional sugere procurar por cores que contenham o fundo arroxeado. "Lábios coloridos com um tom de vinho vão garantir um ar vampiresco, com uma inspiração em 'Game of Thrones'", brincou.

Para as mulheres naturalmente morenas, a melhor aposta é por uma tonalidade profunda de vermelho com base marrom, como o burgundy. A ideia é buscar por um tom que se aproxime da tonalidade da pele, porém, em maior intensidade. Em relação ao lápis labial, fundamental na produção, Brittany recomenda não delinear todo o contorno da boca. "Use o item apenas para dar mais definição e volume aos lábios".

Mulheres de pele bronzeada e negras devem apostar em tons de ameixa e uva


Quem tem a pele bronzeada, com o fundo mais dourado, deve investir sem medo do batom ameixa. Para fazer com os lábios escuros realmente ganhem destaque, tenha certeza de que a base usada garante uma cobertura completa. "Evite deixar que qualquer mancha avermelhada apareça no rosto, pois isso poderia tirar o efeito do batom", explica Brittany. Se os lábios estiverem ressecados, dê preferência a cobertura gloss.

Brittany sugere que as mulheres de pele negra apostem em batons na tonalidade uva. A profissional ainda dá uma dica um tanto quanto inusitada para complementar o look. "Para dar mais dimensão aos lábios, aplique um toque de sombra preta apenas no centro dos lábios, dando leves batidinhas com a ponta dos dedos. Isso vai fazer com que o batom se sobressaia ainda mais", garante a maquiadora.