Como aplicar cílios postiços: aprenda as dicas e truques

Desde a preparação até o acabamento - aprenda a maneira certa de aplicar cílios postiços
Desde a preparação até o acabamento - aprenda a maneira certa de aplicar cílios postiços

O efeito é apaixonante, mas a hora da aplicação é um verdadeiro desafio para quem ainda não se aventurou pelo mundo dos cílios postiços. Carolina Bicudo, maquiadora profissional com experiência em fashion weeks e editoriais de moda, revelou seus truques na hora de colocar esse acessório de beleza e o que é preciso fazer para ele não descolar durante a noite. Siga o passo a passo e ganhe um olhar poderoso que resiste bastante em qualquer ocasião

Saber preparar os cílios antes de aplicar garante o resultado ideal

A maquiadora revela que o primeiro passo é medir os cílios nos olhos: "como eles são padronizados, pode sobrar dos lados ou ficar longo demais", conta. Quando isso acontece, o único jeito é cortar e a profissional revelou que tem alguns truques para não errar nessa hora: "sempre corto as sobras na parte externa e, para o acabamento ficar mais alongado no final dando aquela levantada no olhar, posiciono a tesoura na diagonal", ensina.

Além dos cílios em si, é importante prestar atenção naquela parte emborrachada que vai ser colada na pálpebra. Em quase todas as marcas existem opções dessas fitas transparentes e pretas, que servem respectivamente para quem está querendo um efeito suave ou mais definido. O mesmo vale para a cola - as pretas deixam um sombreado sutil marcando a raiz dos cílios e as brancas ficam transparentes quando secam e deixam o visual leve.

O segredo para manter os cílios por mais tempo está na cola

Para não acabar a noite com os cílios fora do lugar estragando todo o visual, o segredo está na escolha da cola certa, que precisa ser de boa qualidade e à prova d'água. "Tem que ter muita segurança na cola e aplicar na quantidade correta", diz Carolina. Para saber se acertou na quantidade, a maquiadora diz que o filete do líquido aplicado rente aos cílios não pode ficar nem muito fininho e nem transbordando nas beiradas.

Depois de achar a quantidade certa, é preciso esperar até a cola ganhar uma consistência mais durinha, o que segundo a profissional leva menos de um minuto: "não dá para dizer o tempo certo, mas eu costumo deixar uns 20 segundos até aplicar os cílios", conta.

Aprenda a fazer uma aplicação de profissional

Quando sente que a cola está no ponto certo, Carolina posiciona os cílios com uma pinça e ajeita nos olhos com um pincel simples de delineador que ela separou apenas para essa finalidade. "Ao invés de tentar colar ele curvado, aplico a fita de forma reta - como eles já vêm um pouco arredondado, vão se ajustar naturalmente ao formato dos olhos", revela a expert.

Para fazer o acabamento, a maquiadora aconselha a esperar mais um pouco até ter certeza que a cola secou: "faço a maquiagem do olho antes, aplico os cílios postiços e só depois vou fazer a pele - assim consigo o tempo certo", diz. Quando finalizar toda a maquiagem, é a hora de voltar aos cílios para aplicar delicadamente o curvex: "faço pouca pressão, apenas o suficiente para unir mais os cílios naturais e artificiais", conta Carolina, que ainda termina a produção com a aplicação da máscara para deixar tudo mais uniforme.