Como clarear as unhas amareladas; confira truques para acabar com o efeito manchado

Confira truques para eliminar o aspecto amarelado das unhas
Confira truques para eliminar o aspecto amarelado das unhas

Unhas bonitas e saudáveis são uma busca constante entre as mulheres mais vaidosas. Mas além da estética, a aparência das pontinhas dos dedos pode revelar que algo não está como deveria no organismo. As unhas com aspecto amarelado podem ser um sinal de ação de fungos ou de uma rotina de beleza inadequada. Confira o que pode estar deixando as pontinhas dos dedos manchadas e saiba como clareá-las.

Saiba o que pode estar deixando as unhas amareladas

Os esmaltes escuros como o vermelho e o preto, estão sempre na lista de preferidos das mulheres. Porém, manter o produto por muito tempo nas unhas pode fazer com que os pigmentos escuros se depositem na lâmina ungueal e deixem as pontinhas dos dedos com aspecto amarelado. "O esmalte em excesso causa ressecamento no leito ungueal e a unha fica mais opaca e com pontilhados brancos espalhados ao longo dela", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Associação brasileira de dermatologia, que afirmou ainda que traumas e outros agentes químicos, como a acetona, podem causar irritação nas pontinhas dos dedos.

As unhas são formadas de queratina, por isso qualquer alteração no crescimento ou aspecto também podem indicar doenças no organismo, relacionadas por exemplo ao sistema respiratório, gástrico, endócrino e do sangue, além do aparecimento de micoses ou fungos. Para combater o problema pela raiz, o mais indicado é buscar ajuda de profissionais qualificados para analisar a saúde das pontinhas dos dedos.

Confira dicas para clarear as unhas em casa

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, além de procurar um médico para examinar as unhas, evitar usar esmaltes coloridos durante o período de tratamento é ideal para recuperar a saúde das unhas. Vale investir ainda em bases nutritivas que vão manter as pontas dos dedos bonitas e repor os nutrientes que podem estar em falta.

Outra dica para aquelas que desejam unhas imediatamente mais claras é deixar as mão de molho por 10 minutos em uma solução com cerca de duas colheres de água oxigenada volume 2 com água morna. "A água oxigenada ajuda na limpeza das unhas e contribui para a eliminação de microorganismos anaeróbicos que podem estar nela", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.