Como conservar a máscara de cílios por mais tempo: confira 3 dicas para aumentar a durabilidade do produto!

Quer exibir cílios bonitos e volumosos? Confira dicas para conservar suas máscara! (Foto: Instagram @symphanisoto)
A máscara de cílios é indispensável para um olhar marcante, mas seu prazo de validade precisa ser respeitado para garantir um bom efeito (Foto: Instagram @kaushalbeauty)
A máscara de cílios é item indispensável na nécessaire feminina, mas deve ser cuidada de maneira adequada para sua qualidade seja mantida por mais tempo (Foto: Instagram @maybelline)
Quer exibir cílios bonitos e volumosos? Confira dicas para conservar suas máscara! (Foto: Instagram @symphanisoto)

A máscara para cílios é um item de maquiagem fundamental, afinal, faz toda a diferença no look, ao deixar os olhos mais abertos. Por ser tão indispensável, é comum que mulheres tenham vários produtos do tipo espalhados pela casa, nécessaire, carro e trabalho para poder retocar a hora que precisar. Mas, como todo produto feito com componentes químicos e minerais, a máscara tem prazo de validade. E ele é curto, de no máximo seis meses. Após esse tempo, o produto começa a ficar ressecado e consistente demais e já não fazer o mesmo efeito. Mas, tomando alguns cuidados específicos, é possível evitar esse problema e aumentar o prazo de validade da sua máscara. Confira três dicas infalíveis!

1) Conserve a maquiagem em local adequado

Para manter a maquiagem em bom estado, é preciso conservá-la em local adequado. "Guarde os produtos sempre bem fechados, e em local seco e arejado, protegidos da luz direta e do calor. Evite guardá-los em banheiros e próximos a eletrônicos, ou janelas onde o sol entre em determinadas horas do dia", ensina o maquiador Wilian Xavier, do salão Single Hair & Beauty. Carregar produtos na bolsa ou na nécessaire também pode diminuir sua qualidade, já que eles sofrem com os danos do transporte.

Mal cuidada, a máscara pode ficar mais grossa. Para evitar o problema, não deixe a embalagem aberta por mais tempo que o necessário durante a utilização, pois o contato com o ar resseca o produto. Além disso, as fricções sucessivas do aplicador no tubo também alteram sua consistência, já que esse movimento bombeia ar para dentro da embalagem. Evite retirar o aplicador do frasco várias vezes. Para pegar mais produto, a melhor forma é girar a escova dentro do frasco.

2) Verifique o prazo de validade

Com o tempo, a máscara fica mais dura e difícil de ser aplicada, além disso, sua cor, cheiro e textura mudam. Essas alterações são um sinal de que a matéria prima está estragando. Ao notar qualquer mudança, por menor que seja, é necessário verificar a validade. Por ser um produto pastoso, a máscara tem prazo de três a seis meses após ser aberta. Outro cuidado necessário é não emprestá-la para outras pessoas, já que o item é pessoal e não pode ser esterilizado.

Antes de comprar um item de maquiagem, cheque sua validade. Muitas vezes, lojas fazem promoções para vender mais rápido produtos que estão com o prazo acabando e que não valem a pena ser adquiridos. Geralmente, a data de fabricação vem estampada naquela caixinha de papelão que costuma ir parar no lixo, e a melhor maneira de não esquecer o prazo é colar etiquetas nos produtos ou guardar a embalagem. O prazo de vencimento pode vir escrito de duas maneiras diferentes. Quando há uma data fixa estampada significa que a validade começou a ser contada desde a fabricação do produto. No caso de um prazo de tempo, a validade começa a partir da abertura do frasco.

3) Não use o produto quando ele estiver vencido

O uso de maquiagem vencida é totalmente contraindicado, pois o produto vira um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, que podem causar contaminação e alergia. No caso da máscara, a situação é ainda mais perigosa. "A máscara de cílios é uma verdadeira incubadora de bactérias. O produto é cremoso, escuro e está sempre fechado. Quando contaminado pode causar infecções e alergias", explica o maquiador Wilian.