Como cuidar dos cílios: produtos e dicas para preservar os fios com volume no visual

Saiba como garantir cílios bem volumosos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Saiba como garantir cílios bem volumosos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

Fazer uma maquiagem perfeita não depende apenas de prática a dos produtos que você usa na hora da make: os cuidados que você tem com o rosto no dia a dia também vão influenciar no resultado. Mas não é só a pele que precisa de atenção, para manter os cílios bonitos e volumosos, também é preciso ter cuidados especiais com eles

Afinal, todo mundo ama cílios longos e volumosos, né? Quer saber como cuidar dos fios para evitar danos e manter o volume dos cílios? A gente conta quais são os produtos e os cuidados que você não pode deixar de lado para conquistar esse visual. Vem conferir essas dicas!

1. Lave os cílios diariamente

Na hora de lavar o rosto, muitas pessoas se esquecem de limpar também os olhos e cílios. Mas isso é tão importante quanto limpar a pele. Isso porque a oleosidade do rosto se acumula nos fios - assim como as impurezas - e pode entupir as glândulas na região, enfraquecendo os cílios e provocando a queda. A dica é usar um sabonete ou shampoo neutro, que não irrite os olhos. 

2. Limpe a maquiagem antes de dormir

Não é novidade que retirar bem a maquiagem antes de dormir é essencial. Por isso, se você quer manter os cílios volumosos, vale a pena dar atenção especial a eles nesse momento. Mas evite esfregar os fios para remover a máscara. Em vez disso, umedeça um disco de algodão com água micelar ou demaquilante e pressione sobre os olhos fechados por alguns segundos.

3. Evite a máscara à prova d’água no dia a dia

No dia a dia, dê preferência para as máscaras de cílios laváveis, deixando as à prova d’água apenas para ocasiões especiais. O principal problema do uso frequente desse tipo de produto acontece na hora de limpar o rosto, já que as máscaras à prova d’água são mais difíceis de remover. Para evitar que os cílios saiam junto com a make, use sempre um demaquilante bifásico

4. Aposte em um sérum para os cílios

Você também pode apostar em um produto específico para os cílios, que garanta mais alongamento e volume para os fios. Existem várias versões em sérum, que podem ser usadas junto com a maquiagem. Uma ótima opção é o Lash Sensational Boosting Serum, de Maybelline NY. Ele é um produto de uso contínuo e garante fios mais longos e volumosos a partir de 4 semanas de uso. 

5. Lave as mãos antes de encostar nos olhos

Muitas pessoas têm o hábito de encostar ou coçar os olhos durante o dia, mas esse pode ser um costume prejudicial para os seus cílios. Isso porque a sujeira presente nos dedos é levada diretamente para os olhos e pode irritar a região, prejudicando o crescimento dos cílios e até mesmo fazendo com que eles caiam. Por isso, sempre lave as mãos antes de tocar nos olhos. 

6. Se tiver caspa ou alergia, procure um médico

Outros fatores também podem prejudicar o crescimento natural dos cílios, fazendo com que eles fiquem menos volumosos. Se você perceber o surgimento de caspa na região ou reação alérgica a algum produto, é importante procurar o seu médico para descobrir a causa e o melhor tratamento para o problema. Assim, você pode voltar a ter cílios saudáveis e super bonitos.

Redação: Gabrielle Nunes