Como diminuir olheiras: 7 tratamentos caseiros e truques de maquiagem para acabar com o problema

Veja como diminuir olheiras com truques de maquiagem e cuidados diários com a pele (Foto: Instagram @alatorreee)
Veja como diminuir olheiras com truques de maquiagem e cuidados diários com a pele (Foto: Instagram @alatorreee)

Se as manchas escuras em volta dos olhos são seu maior problema (estando com ou sem maquiagem), a boa notícia é: dá, sim, para diminuir as olheiras naturalmente com tratamentos caseiros e, de quebra, eliminar a aparência cansada da pele com truques de make infalíveis.

E, afinal, por que não unir as duas táticas para resolver o problema de uma vez por todas? Para ajudar a amenizar as manchinhas que detonam o ar saudável do visual, separamos 7 dicas de cuidado com a pele + truques de maquiagem que não devem ficar de fora da rotina. Anote e aproveite!

1. Compressa com água gelada para reduzir o inchaço nas olheiras

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Pra que serve: o contato com a água gelada faz com que os vasinhos sanguíneos da pele da olheira contraiam e, consequentemente, a aparência de profundidade e/ou inchaço diminua. Além disso, esse truque também pode ajudar a clarear as olheiras naturalmente, viu?

Como fazer: envolva uma pedra de gelo em um pano fino e passe-a na pele durante 10 segundos, repetindo esse processo até 3 vezes. Se quiser algo mais prático, também vale umedecer o mesmo pano em água fria e colocá-lo em cima dos olhos, com as pálpebras fechadas, deixando agir por alguns minutos.

2. Hidratante para a área dos olhos para suavizar as manchas na pele

Pra que serve: um creme leve e específico para a área dos olhos pode ser uma boa saída para amenizar as manchas e firmar a pele da região. É importante, nesse caso, procurar por fórmulas com alto poder de hidratação, como aquelas com ácido hialurônico na composição, por exemplo.

Como fazer: aplique o produto conforme a indicação da embalagem, fazendo movimentos de vai e vem de fora para dentro - assim, você vai estar "despertando" a circulação sanguínea na região e facilitando a absorção do creme na pele.

3. Chá de camomila para amenizar as olheiras no rosto

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jessica Franklin (@heygorjess) em

Pra que serve: o chá de camomila tem propriedades calmantes que podem ser muito bem aproveitadas para amenizar as olheiras no rosto. Além dele, vale lembrar do chá verde, que tem função antioxidante e, por isso, pode melhorar a circulação, minimizando o problema na região abaixo dos olhos.

Como fazer: primeiro, prepare o chá usando 2 sachês para que ele fique mais concentrado. Depois de pronto, coloque na geladeira até que esfrie. Feito isso, umedeça pedaços de algodão na bebida e deixe-os em cima dos olhos por 20 minutos.

4. Máscara de argila para o tratamento caseiro das manchas

Pra que serve: a argila é uma ótima aliada no tratamento caseiro das olheiras por causa das propriedades desintoxicantes que oferece. Com ela, o inchaço na região dos olhos diminui e a circulação é ativada, o que pode ajudar bastante depois de uma noite mal dormida, em especial.

Como fazer: aplique a máscara na pele embaixo dos olhos - tomando cuidado para não encostar no olho efetivamente. Depois, é só deixar a argila agir por 10 a 15 minutos e remover com água morna em abundância.

5. Corretivo amarelo antes do corretivo tradicional para anular as olheiras

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Pra que serve: a maneira mais eficaz de eliminar as olheiras é partindo para a colorimetria. Com a ajuda do corretivo amarelo, por exemplo, é possível anular o tom arroxeado das manchas e, então, garantir um aspecto totalmente corrigido na make.

Como fazer: primeiro, aplique o corretivo amarelo em formato de triângulo invertido embaixo dos olhos. Em seguida, aplique a base normalmente e, então, use o corretivo no tom da sua pele. Também vale aplicar a base, corretivo amarelo e, então, alguns segundos depois, o corretivo tradicional.

6. Base de alta cobertura antes do corretivo para amenizar o cansaço

Pra que serve: as bases de boa cobertura tem alto poder de uniformização do rosto, por isso, são capazes de amenizar bastante as olheiras antes mesmo da aplicação do corretivo, viu? Fica a dica!

Como fazer: aplique a base no rosto com a ajuda de uma esponjinha de maquiagem umedecida, dando batidinhas para transferir o produto. Isso já vai ajudar a potencializar o acabamento da base nas olheiras e, consequentemente, diminuir a aparência das manchinhas.

7. Truque do iluminador antes da base para iluminar a região escurecida

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Pra que serve: o truque com iluminador, como o próprio nome entrega, vai servir para dar um glow na pele abaixo dos olhos, garantindo uma sensação mais suave na parte escura e profunda do rosto. Ele pode ser perfeito para amenizar olheiras mais leves.

Como fazer: primeiro, aplique o iluminador abaixo dos olhos, desenhando um triângulo invertido. Dê batidinhas com uma esponja de maquiagem e, então, aplique a base por cima. Se for necessário, continue a make com corretivo e pó para um resultado completo!

Redação: Raquel Carletto