Como diminuir os poros? Veja 10 cuidados para a pele com poros dilatados e truques de maquiagem para disfarçar

Saiba como amenizar os poros dilatados com truques de beleza e de maquiagem (Foto: Instagram @tylauren)

Como fechar os poros do rosto? Se você já se fez essa pergunta em algum momento, essa matéria pode te ajudar! A gente bem sabe que poros dilatados são um dilema tanto no rosto limpo quanto na pele maquiada, mas a boa notícia é que tem jeito! Veja uma lista com dicas para minimizar os poros e deixar a make perfeita!

1. Aposte na esfoliação da pele regularmente

Um dos motivos para que um poro se dilate é o acúmulo de sujeiras e células mortas presas nos buraquinhos do rosto. Para se livrar desse problema, a esfoliação duas vezes na semana é o ideal! Isso vai ajudar a desprender as impurezas e, consequentemente, diminuir a aparência dos poros.

2. Máscaras de argila são ótimas aliadas

O excesso de oleosidade e células mortas na pele também podem ser combatidos com a ajuda das máscaras de argila! A verde é perfeita para controlar o nível de sebo nas glândulas enquanto a argila vermelha esfolia e renova a pele - vale inserir na rotina de skincare de 2 a 3 vezes na semana.

3. Nunca esqueça de remover a maquiagem

Dormir de maquiagem nem pensar, viu? Deixar os resquícios da base, pó e outros produtos no rosto acaba favorecendo o acúmulo nos poros e, assim, eles parecem ainda maiores (especialmente no dia seguinte). A dica é usar a água micelar, que não precisa de enxágue, para escapar da preguiça. 

4. Considere usar produtos antirrugas no dia a dia

Os cremes antissinais tem a função de rejuvenescer e hidratar a pele, justamente por ter ativos como o retinol, por exemplo, que ajuda a deixar a pele mais lisinha, uniforme e com os poros bem mais disfarçados. Nada como minimizar os poros e combater as rugas de uma vez só, né?

5. Não abra mão do protetor solar diariamente

Sabia que a exposição solar em excesso interfere na elasticidade da pele? Isso, a longo prazo, pode fazer com que os poros se dilatem e fiquem mais aparentes do que você gostaria. A dica para evitar esse problema é bem simples: não abra mão do filtro solar facial todos os dias, viu?

6. Comece a maquiagem com o ritual do gelo/água gelada

Uma ótima maneira de preparar a pele para a maquiagem - ou só de "acordar o rosto" logo de manhã - é usar alguns cubos de gelo ou compressa de água gelada. A baixa temperatura ajuda a amenizar a aparência dos poros e até controlar a oleosidade ao longo do dia! 

7. Lembre-se de usar o hidratante no rosto 

Não é porque sua pele é oleosa que ela não precisa de hidratação, viu? Muito pelo contrário: se você não hidratar o rosto corretamente, o organismo entende que deve produzir mais óleo para compensar o ressecamento e, aí, o excesso acaba dilatando os poros. Melhor evitar!

8. Fuja de produtos oleosos na make

Um truque para a vida - e especialmente para a maquiagem - é fugir dos produtos oleosos. Procure sempre por bases e outros itens que sejam oil-free e/ou de textura matte. Assim, além do efeito lisinho e sequinho no rosto, você também não vai correr risco de entupir os poros com oleosidade extra.

9. Não esqueça de selar a base com o pó

O pó é um ótimo aliado na pele com poros dilatados: além de preencher os poros, ele também disfarça a aparência dos buraquinhos no rosto. Só lembre-se de dar preferência para a esponjinha na hora da aplicação - ela ajuda a alisar melhor a pele e depositar a quantidade certa do produto.

10. Evite aplicar iluminador em cima dos poros dilatados

Outro truque para não evidenciar tanto os poros na maquiagem é ter cuidado com o iluminador: não deixe de usá-lo, mas evite fazer a aplicação em áreas que já tenham poros muito visíveis. Onde há brilho, há destaque - por isso, procure destacar outras partes do rosto para ter o glow na medida certa.

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.