Como escolher a cor do contorno facial? Veja dicas para acertar sombras e highlight na maquiagem!

Saiba como fazer o contorno facial perfeito com as cores certas do bronzeador, iluminador e corretivo (Foto: Instagram @kaushal)
É importante escolher o bronzeador um ou dois tons mais escuro que o tom da pele e da base de maquiagem (Foto: Instagram @liliya)
O iluminador deve ser usado de acordo com o tom da pele de cada um (Foto: Instagram @makeupshayla)
Saiba como fazer o contorno facial perfeito com as cores certas do bronzeador, iluminador e corretivo (Foto: Instagram @kaushal)

Uma maquiagem de festa pede um contorno facial perfeito - e o primeiro passo para conseguir o resultado POWER é escolher os tons certos para o bronzer, corretivo e iluminador.

Parece difícil, mas a gente pode garantir que é mais fácil do que você imagina, viu? Se ainda não sabe quais são as cores certas para o contour na sua pele, não se preocupe: é só seguir as dicas da matéria!

Dica #1: prefira usar o bronzeador levemente mais escuro que o seu tom de pele

Uma publicação compartilhada por (@miarandria) em

A função do pó bronzeador é fazer as sombras no rosto e definir bem os contornos da face, por isso, ele precisa ser um pouco mais escuro mesmo - não é pra ter medo!

Maaas, para não criar uma sombra muito escura e fugir do look natural, o segredo é preferir um bronzer que seja um ou dois tons mais escuros que a sua pele (ou que a sua base de make).

Dica #2: tente escolher o corretivo levemente mais claro que o seu regular

Já quando se fala em corretivo, existem duas opções: uma é deixar o visual bem natural e, para isso, usar o corretivo exatamente no seu tom de pele.

Por outro lado, se você quiser deixar o aspecto superiluminado, o segredinho é usar um que seja até no máximo dois tons mais claro do que o seu produto de sempre.

E atenção: muito cuidado ao usar um corretivo muito mais claro para não cair no erro do efeito "panda invertido", ok? Deixar a área embaixo dos olhos clara demais é mais arriscado, mas vai do gosto de cada makeup lover!

Dica #3: use o iluminador que seja compatível com a cor da pele

O highlight nas têmporas, nariz, arco do cupido e canto interno dos olhos faz TOTAL diferença make - e pode acreditar, existe um tom de iluminador certo para cada cor de pele, viu? A regrinha geral é:

Para peles morenas: a melhor opção são os tons dourados;

Para peles negras: é melhor escolher aqueles de fundo rosado;

Para peles claras: os tons de champagne, perolado e pêssego são ideais.

Dica extra: use sempre a mesma textura nos produtos para sombras e highlight

Uma publicação compartilhada por Eman (@eman) em

Por último, para que o resultado final seja impecável, um conselho importante é escolher um único acabamento para o iluminador e o bronzeador - se um for em pó, o outro também deve ser. Assim a make fica uniforme e perfeita!

Além disso, fica aqui o truque: caso seja uma iniciante de make, vale a pena começar o contorno facial pelos produtos em pó. Eles são mais fáceis de manusear e garantem um resultado mais leve e fácil de construir aos poucos.

Redação: Raquel Carletto