Como evitar cutículas descamando depois de pintar as unhas: saiba o que fazer para evitar as pelinhas nos dedos

As pelinhas em volta da unha estão incomodando depois de fazer a manicure? Entenda os motivos do ressecamento na matéria (Foto: Instagram @guk_nails_style)
Hidratar as mãos com cremes específicos é a melhor maneira de prevenir descamações indesejadas (Foto: Instagram @purplenailbox)
Aposte em métodos alternativos para remover o esmalte e fazer as unhas e dê um descanso à pele dos dedos (Foto: Instagram @thenewestnails)
As pelinhas em volta da unha estão incomodando depois de fazer a manicure? Entenda os motivos do ressecamento na matéria (Foto: Instagram @guk_nails_style)

Você tirou as cutículas dos dedos, fez toda a esmaltação e, poucos dias depois, começam a aparecer umas pelinhas soltas em volta das unhas? Sim, o cenário pode parecer uma simples implicância com a manicure da semana, mas, na verdade, o problema é mais comum do que se imagina. É que alguns hábitos diários e também o contato direto com produtos de limpeza, por exemplo, podem estar deixando a pele das suas mãos mais ressecada e assim, a descamação é realmente inevitável. Por sorte, alguns pequenos ajustes podem ser feitos na rotina para que o problema não se repita. Quer saber quais são? Continue lendo a matéria!

Não hidratar as mãos e esquecer as luvas durante tarefas domésticas prejudica a saúde da pele

Na hora de apontar os principais vilões das pontinhas dos dedos, é preciso olhar para os hábitos do cotidiano. Se você não costuma usar creme hidratante nas mãos e, ainda por cima, tem o hábito de lavar a louça ou realizar outras tarefas em casa sem o auxílio de luvas de borracha, a pele da região em volta das unhas poderá apresentar ressecamento com mais facilidade do que o normal. O motivo é porque as fórmulas de alguns produtos de limpeza causar irritação a pele e, assim, o resultado é uma manicure prejudicada e com pelinhas incomodando com frequência.

O contato frequente com a acetona também pode provocar irritações em volta das unhas

Ainda que a acetona seja o produto para remover esmalte mais conhecido - e usado - pela maioria das brasileiras, é importante lembrar que esse item tem uma fórmula bem forte e é capaz de retirar o óleo natural da pele, fazendo com que a área em volta das unhas fique bem ressecadinha e esbranquiçada. Se você perceber que ele pode estar causando a irritação nas pontas dos dedos, experimente tentar novos métodos para retirar a cor das unhas sem a acetona e investir em removedores com composição mais suave.

Prefira hidratar a cutícula em vez de retirá-la para deixar que os dedos se recuperem da descamação

Se você é uma esmaltemaníaca que não abre mão da cutilagem bem funda mas notou que as pelinhas estão fazendo parte da manicure com mais frequência do que antes, talvez seja a hora de tentar novos métodos de esconder a cutícula no visual sem envolver o alicate na jogada. Pode até parecer difícil pensar em uma esmaltação bem feita sem passar por todo o processo de corte e retirada das peles em volta da unha, né? Mas a gente jura que é possível e, para provar, podemos te ajudar a escolher um método alternativo para o seu dia a dia. Confira aqui a matéria e veja!

Creme hidratante e boa alimentação ajudam a prevenir o ressecamento nas mãos

Para que o problema seja resolvido da forma certa, o segredo é investir seriamente na hidratação das mãos -aplicando o creme de manhã e de noite, pelo menos - e, é claro, vigiar o que tem sido escolhido como opção para o cardápio na rotina. Aumentar a ingestão de ácidos graxos e vitaminas A e E pode fazer bastante diferença para ter uma pele mais saudável e, de quebra, uma manicure ainda mais perfeita!