Como fazer as unhas sozinha: 11 dicas de manicure para deixar o esmalte perfeito!

Quer unhas perfeitas? Veja 11 dicas para botar em prática na sua próxima manicure! (Foto: Instagram @cassmariebeauty)
Cuidar das cutículas é muito importante para conseguir ter sempre unhas lindas (Foto: Instagram @tines_momente)
Um pincel de maquiagem firme e curtinho é um ótimo aliado na hora de limpar borrôes e cantinhos nas unhas (Foto: Instagram @marilyn_nail_art)
Quer unhas perfeitas? Veja 11 dicas para botar em prática na sua próxima manicure! (Foto: Instagram @cassmariebeauty)
As esmaltemaníacas que fazem as próprias unhas estão sempre em busca de uma manicure perfeita - afinal, ela pode transformar qualquer visual, né? Como cuidar da unhas, realçar a cor de um esmalte ou até como criar uma nail art superdiferente são apenas alguns dos mistérios que elas querem resolver. Se você faz parte desse time, não precisa mais procurar: listamos 11 dicas para você caprichar nas pontinhas dos dedos e garantir unhas perfeitas!

1. Não deixe de hidratar as cutículas


Para deixar a manicure sempre impecável, manter as cutículas bem hidratadas é muito importante. Naqueles dias em que você não tem muito tempo para fazer as unhas, esse passo vai fazer toda a diferença! Se você não tem um creme ou óleo específico para cutículas, pode investir em soluções caseiras como azeite de oliva e óleo de coco.

2. Sempre faça camadas finas com o esmalte


Se você quer que seu esmalte seque mais rápido, sempre pinte as unhas com algumas camadas mais finas do produto. Camadas mais grossas, mesmo que cubram a pontinha dos dedos em menos tempo, demoram mais para secar - ou seja, mais riscos de borrar o seu trabalho!

3. Na pressa, escolha esmaltes clarinhos


Está sem tempo de fazer as unhas? Evite os esmaltes mais escuros e invista nos tons mais clarinhos e translúcidos. Eles exigem menos trabalho e não borram com tanta facilidade!

4. O esmalte branco ajuda a acentuar cores mais vivas


Quer deixar cores vivas ainda mais poderosas? Aplique uma camada de esmalte branco antes do que você escolheu para decorar as unhas: ele vai funcionar como um primer, potencializando cores neons e outros tons mais chamativos!

5. Use fita adesiva para criar nail arts vazadas


Se você é do time que AMA desenhos divertidos nas unhas, que tal apostar na nail art vazada, também chamada de "negative space"? O efeito é moderninho e superfácil de fazer: basta contar com a ajudinha da fita adesiva. Corte um pedaço pequeno e cole na unha, criando o padrão que você quiser. Depois, é só vir com o esmalte escolhido e tudo pronto!

6. Um delineador em caneta com removedor de esmalte também ajuda a criar o "negative space"


Outro método para criar as nail arts vazadas é reaproveitar um delineador em caneta antigo, que já não tenha mais produto. Molhe a pontinha da caneta com um pouco de removedor e, depois de pintar as unhas e deixá-las secar um pouquinho, desenhe o padrão que quiser nas unhas. A caneta vai criar um resultado superpreciso!

7. Esmaltes claros e simples podem ter tanto impacto quanto os escuros ou mais trabalhados


Está em dúvida sobre que esmalte apostar para aquele date ou ocasião mais especial? Nessas horas, menos pode ser mais: um esmalte simples - branco, creme, nudes e tons pastéis - pode ser tão impactante quanto uma cor mais poderosa ou até uma nail art supertrabalhada. Tudo depende do seu estilo e do que você quer usar!

8. Crie nail arts holográficas e cromadas com um top coat e um pó específico

O melhor momento para criar efeitos holográficos ou cromados nas unhas - sempre ousados e moderninhos - é enquanto as unhas estiverem secando. Passe uma camada de top coat e, quando estiver um pouquinho mais seco e adesivo, aplique o glitter ou pó específico com um pincel de sombra de esponjinha.

9. Use um pincel de make com cerdas curtas para limpar ao redor da cutícula


A hora de limpar borrões e cantinhos perto da cutícula é sempre um dos maiores desafios da manicure: um errinho é o suficiente para estragar todo o seu trabalho! Um ótimo truque é usar pincel de maquiagem - sim, de maquiagem! - de cerdas bem curtinhas e retas, como os para delineador. Basta molhar as pontinhas com removedor de esmalte e tudo certo - dá para ajeitar tudo com perfeição!

10. Depois de fazer as unhas, lave as mãos com água fria


Experimente molhar as mãos com água fria depois de fazer as unhas - ela ajuda o esmalte a secar mais rápido! É melhor evitar as temperaturas mais altas nas horas depois da manicure: a água quente dificulta a fixação da cor escolhida nas unhas.

11. Cuide tão bem das suas unhas quanto da sua pele

O segredo por trás de uma manicure perfeita começa antes mesmo do esmalte, ok? Pense assim: se você cuida bem da sua pele - justamente para evitar espinhas e outros probleminhas - por que não dedicar o mesmo cuidado para as unhas? Isso vai ajudar a mantê-las fortes e saudáveis. Uma boa dica é incluir alguns passos como a hidratação das cutículas na sua rotina de beleza, já que assim você não corre o risco de esquecer!

Redação: Giovanna Pego