Como fazer contorno com base líquida: aprenda a escolher a cor certa + truques para acertar na técnica

Confira as dicas e saiba como fazer contorno com base líquida (Foto: Instagram @maybelline)@maybelline)
Confira as dicas e saiba como fazer contorno com base líquida (Foto: Instagram @maybelline)@maybelline)

O contorno facial é uma técnica de maquiagem que se popularizou muito nos últimos anos e já se tornou parte indispensável nas makes mais elaboradas. Mas sabia que não existe apenas uma única forma de contornar o rosto? 

Além do bronzer e do corretivo, também é possível fazer o contorno com base líquida - usando um tom mais claro e outro mais escuro que a sua pele. Para não ficar nenhuma dúvida de como reproduzir a técnica, separamos algumas dicas para te ajudar. Continue lendo e aproveite!

Como escolher a melhor cor de base para o contorno?

A escolha da cor para o contorno é, quase sempre, a maior preocupação das apaixonadas por maquiagem. Afinal, usar uma base no tom errado pode ser catastrófico, né? Mas pode ficar tranquila que não tem muito segredo na hora de escolher o melhor tom de base para o contorno.

O ideal é seguir o mesmo subtom da sua pele. Ou seja, se sua pele é quente, escolha bases com esse mesmo subtom. O mesmo vale para as peles neutras e frias.

Além disso, é recomendado usar produtos com dois tons de diferença para a sua pele. Então, use uma base dois tons mais escura para fazer as sombras e dois tons mais clara para iluminar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mirela K (@mirelamua) em

Usar os instrumentos certos na hora do contorno é fundamental 

Além de devolver a sombra natural para a pele depois da base, o contorno pode suavizar alguns traços e dar mais destaque para outros. Mas isso não significa que você queira deixá-lo super marcado na maquiagem, né?

Para deixar o contorno com a intensidade certa, usar o instrumento certo é muito importante. No caso da base líquida, o mais indicado é optar por um pincel duo fibra ou pela clássica esponjinha, já que ambos permitem a aplicação perfeita em todas as partes do rosto.

Você pode fazer bolinhas ou linhas com a base na hora da aplicação

Muitas mulheres ficam em dúvida se é necessário fazer bolinhas com a base líquida na hora de fazer o contorno. Essa técnica é muito usada, mas ela não é a única forma de fazer o contorno líquido - tudo depende do resultado que você quer conquistar.

- Se o seu objetivo é fazer um contorno suave e discreto, as bolinhas são uma ótima escolha, já que são mais fáceis de esfumar.

- Por outro lado, para quem prefere um resultado mais intenso, o mais indicado é usar linhas exatamente no local que você quer marcar o contorno. Assim, mesmo esfumando a base, o resultado fica levemente mais marcado. 

Esfume bem o contorno para criar um efeito natural 

Além de usar o pincel ou esponja certos, a finalização da técnica também é muito importante. Para deixar o resultado mais natural, é importante esfumar bem o contorno em todo o rosto. Quanto mais você esfumar o contorno, mais suave ele ficará, deixando a make mega natural. 

Mas lembre-se de esfumar a base clara e a escura separadamente, para não misturar as duas tonalidades na pele, ok? Fazendo isso, o sucesso é garantido!

Redação: Gabrielle Nunes