Como fazer contorno de maquiagem com pontinhos: aprenda um passo a passo completo

Contorno com pontinhos: confira um passo a passo de como deixar o rosto definido com corretivos claros e escuros (Foto: Pixelformula)
Contorno com pontinhos: confira um passo a passo de como deixar o rosto definido com corretivos claros e escuros (Foto: Pixelformula)

Fazer uma preparação de pele com contorno ainda gera dúvidas em muitas meninas: como combinar corretivo claro com escuro, em que áreas do rosto aplicar e como passar a base? E para ajudar quem não tem tanta habilidade em criar traços com os produtos, uma das técnicas usadas é o contorno feito com pontinhos. Além de ajudar a medir a quantidade de produtos, os pontinhos são mais fáceis de esfumar e ajudam a corrigir a pele de uma maneira mais natural. Aprenda um passo a passo detalhado e saiba onde aplicar a maquiagem em cada parte do rosto!

Passo #1: Escolha pincel e produtos adequados

O primeiro passo é escolher as ferramentas certas para fazer um contorno bonito e que realmente corrija e valorize os traços do rosto. Para os pontinhos, a dica é escolher um pincel com as cerdas redondinhas e pequenas, mais densas. Já os produtos podem ser cremosos ou líquidos: no caso dos cremosos, basta pegar um pouquinho diretamente no pincel, enquanto os líquidos podem ser aplicados no dorso da mão para facilitar.

Passo #2: Onde aplicar o corretivo claro

No contorno, são usados dois corretivos, um mais claro do que o tom de sua pele - que vai iluminar áreas como olhos e nariz - e um mais escuro, para disfarçar e afinar áreas como lateral do nariz e bochechas. Um terceiro corretivo também pode ser usado para disfarçar olheiras, e precisa ser da cor da sua pele. Veja como aplicá-los:

Olheiras: Para esconder as olheiras, aplique apenas 2 pontinhos de corretivo abaixo dos olhos, bem no canto interno.

Abaixo dos olhos: Faça pontinhos em forma de triângulo invertido abaixo dos olhos. A dica é pontilhar até o fim do nariz e depois até o fim da sobrancelha. Preencha a parte de dentro deste triângulo.

No nariz: Pontilhe toda a extensão do ossinho do nariz, da ponta até a testa.

Testa: Na testa, faça um pontinho na altura das sobrancelhas e faça mais 3 pontos de cada lado. Depois, faça mais 2 pontinhos para cima, no centro da testa.

No queixo: Faça 4 pontinhos, sendo 2 deitados e 2 em pé.

No canto da boca: Faça apenas 1 pontinho de cada lado da boca, bem pertinho dos lábios, para iluminar esta área que tende a ser mais escura.

No arco do cupido: Faça 1 pontinho bem no meio, acima dos lábios.

Nas bochechas: Em cada bochecha, faça 5 pontos com corretivo abaixo do ossinhos da maçãs do rosto. A direção correta é desde abaixo da orelha até cerca de 2 dedos da boca.

Passo #3: Onde aplicar o corretivo escuro

A intenção do corretivo escuro é esconder e disfarçar imperfeições e traços avantajados do rosto, como nariz, testa e maxilar. Confira onde aplicar os pontinhos:

Na testa: Faça vários pontos na testa seguindo a linha da raiz do cabelo

No nariz: No nariz, faça pontinhos verticais em cada lateral, e apenas 1 pontinho na ponta do nariz. Esse truque serve para quem quer arrebitar.

Bochechas: Nas bochechas, faça pontinhos acima do corretivo claro. A dica é fazer a mesma quantidade de pontos.

Maxilar: Faça também pontinhos em toda a extensão do ossinho do maxilar, para dar a impressão de um rosto ainda mais definido.

Passo #4: Aplique a base de maquiagem

Muitas meninas aplicam a base antes de fazer o contorno, mas nesta técnica, a base é aplicada somente depois de pontinlhar. Use uma base que tenha exatamente o tom da sua pele, e com o pincel limpo, faça pontinhos com ela em toda a área do rosto que não ganhou corretivo.

Passo #5: Hora de espalhar e finalizar a maquiagem

Com todos os pontinhos feitos, é hora de espalhar os produtos de uma só vez. Para isso, a esponja é o melhor acessório porque a ideia é dar batidinhas para esfumar e criar um aspecto natural e sem riscos de produtos, como o pincel poderia deixar. A dica é escolher áreas do rosto para dar batidinhas, como queixo primeiro, para depois subir para bochechas, nariz e testa. Assim, o contorno fica mais uniforme. Para finalizar, vale aplicar um pó translúcido com um pincel grande e fofo para não alterar a cor do contorno em nenhuma área do rosto.