Como fazer maquiagem para o dia: 10 mandamentos e dicas para acertar no look

Confira as dicas para saber como fazer uma maquiagem para o dia e acertar no resultado (Foto: Instagram @niinasecrets)

A maquiagem para o dia costuma ser um mistério para as iniciantes de make: afinal, qual é o passo a passo certo? Dá para caprichar sem deixar a make pesada e artificial? Como criar uma maquiagem simples e perfeita? A resposta é que, sim, dá para você conseguir um look impecável de forma natural, leve e na medida certa!

Quer saber como? A gente separou algumas dicas e mandamentos que não podem ficar de fora da sua produção para a make do dia - seja para ir ao trabalho, faculdade, festa ou encontro com os amigos. Aproveite!

1. Comece sempre limpando e hidratando a pele 

Quer garantir um acabamento impecável e duradouro na maquiagem para o dia? Então limpe e hidrate o rosto antes de começar a make! Esse processo vai ajudar a evitar que acúmulo de sujeiras e falta de hidratação acabem desregulando a oleosidade da pele e, assim, sua produção vai permanecer intacta mais tempo.

2. Encontre o cor da base perfeita para o seu tom de pele

A regrinha vale para make de qualquer ocasião, mas para o dia vale ainda mais o toque: não dá para conseguir um efeito natural com a base um tom acima ou abaixo da pele - especialmente com a luz do dia deixando esse detalhe ainda mais evidente, né? Por isso, muita atenção na hora de achar a tonalidade certa para você!

3. Dê preferência para as bases de cobertura média

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Além do tom, a textura da base faz total diferença no acabamento leve para deixar tudo bem longe do aspecto artificial, viu? A dica é preferir as bases de cobertura média que entregam um ar bem suave, mas uniformizando o rosto na medida certa. 

4. Capriche no iluminador para um ar fresh

A maquiagem para o dia pede um visual shiny e bem fresh, logo, não tenha medo de caprichar no iluminador - esse é o momento ideal para isso! Isso ajuda a deixar o aspecto da pele como se estivesse reluzindo pelo contato da luz do sol, dando ar de pele perfeito no look final.

5. Sombras coloridas e uniformes funcionam bem para o dia

É bem verdade que as cores clarinhas e nude de sombra têm tudo a ver com a maquiagem fresh para o dia, mas esse tipo de make também é um prato cheio para experimentar cores vibrantes nos olhos, viu? Aproveite a técnica uniforme para suavizar o visual e deixar a produção ainda mais rápida de fazer.

6. Capriche no blush para o ar de saúde certo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Além do iluminador, vale caprichar também no blush, viu? Ele vai ser o responsável por dar uma coradinha extra nas bochechas, o que imprime o ar de saúde ideal para a maquiagem do dia. O segredo é esfumar bastante e deixar a make o menos marcada possível.

7. Deixe os contornos mais leves na make

Por outro lado, enquanto o blush pode ser mais intenso, o truque do sucesso é deixar os contornos mais levinhos. Quando o contour fica marcado demais, o resultado pode ser uma make pesada e pouco natural - fugindo da proposta tendência de look fresh. Para driblar o problema, experimente usar a técnica strobing em vez daquela de sombras muito marcadas.

8. Aposte numa máscara à prova d'água para durar o dia todo

Não é só a make para noite que pede uma máscara de cílios à prova d'água, viu? Por causa do suor e da oleosidade, a produção para o dia também precisa de um reforço extra, especialmente se você vai passar o dia todo maquiada. Escolha uma fórmula resistente e fuja do efeito olho de panda!

9. Escolha o batom de acordo com a sua proposta de make

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Assim como na lógica da sombra, é claro que batons nude rosados e amarronzados são perfeitos para deixar a make bem naturalzinha - mas caso você queira apostar no bocão colorido para a maquiagem para o dia, nenhum problema, viu? O truque é equilibrar tudo com olhos mais suavizados e prontinho!

10. Esfume bem o preenchimento das sobrancelhas

Por fim, um detalhe importante: sobrancelhas com preenchimento muito marcado podem minar o resultado final fresh da sua make diurna, por isso, vale esfumar bem o lápis ou sombra usada para o contorno dos pelos. Quanto mais leve for o acabamento, mais elegante ficará o look!

Redação: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.