Como fazer o esmalte escuro parar de manchar as unhas

Vem ver como fazer o esmalte escuro parar de manchar as unhas (Foto: Instagram @esmaltecolorama)
Vem ver como fazer o esmalte escuro parar de manchar as unhas (Foto: Instagram @esmaltecolorama)

O esmalte escuro é uma escolha muito sofisticada e elegante para as unhas. Não dá para negar que cores como preto, vinho e roxo dão um up em qualquer visual. Mas, se você costuma usar esmaltes escuros, sabe que essas cores também têm um lado negativo: podem deixar as unhas manchadas.

Quem nunca percebeu as manchas nas unhas depois de tirar um esmalte vermelho ou preto e gastou um vidro de removedor para tentar limpar? Quer saber como acabar com o problema de umas vez por todas? A gente te conta como fazer o esmalte escuro parar de manchar as unhas. Vem conferir as dicas e aprender!

Dica 1. Pressione o algodão com removedor nas unhas

Muitas pessoas, na hora de tirar o esmalte, umedecem um pedaço de algodão no removedor e esfregam na unha até limpar totalmente. Mas esse movimento de esfregar pode contribuir para deixar manchas nas unhas. Para evitar que isso aconteça, o melhor é umedecer o algodão com o removedor e pressioná-lo sobre a unha por alguns segundos. Isso faz com que ele se dissolva um pouco. Depois, é só puxar o algodão suavemente em direção à ponta da unha, evitando as manchinhas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Colorama Esmaltes (@esmaltecolorama) em

Dica 2. Hidrate unhas e cutículas após remover o esmalte

Outra dica para evitar que as manchas de esmalte fiquem nas unhas é hidratá-las depois de fazer a limpeza. Fazer isso é bem simples: depois de retirar totalmente o esmalte, lave e seque as mãos e use um produto específico para hidratar unhas e cutículas, massageando um dedo por vez. Muitas pessoas pulam essa etapa, mas a hidratação das unhas e cutículas ajuda a evitar as manchinhas deixadas pelo esmalte, principalmente com cores escuras. 

Dica 3. Use uma lixa de polimento para cuidar das unhas

Se mesmo assim suas unhas ainda ficarem um pouco manchadas depois de usar esmalte escuro, a lixa pode ajudar a deixar as pontinhas dos dedos limpas e bonitas. A dica é apostar em uma lixa de polimento - daquelas bem fininhas, para não arranhar - e usá-la para polir a superfície das unhas. Além de limpar possíveis manchas de esmalte, o polimento ajuda a deixá-las bem lisinhas e retirar ondulações na superfície. 

Dica 4: mantenha sempre as unhas saudáveis 

Além dos três passos para eliminar as manchas deixadas pelos esmaltes, é importante manter as unhas saudáveis. Isso porque as unhas hidratadas e bem cuidadas têm menos chance de ficarem manchadas. Por isso, é importante hidratá-las com frequência e também tomar outros cuidados. O fortalecedor de unhas é uma opção para evitar que elas fiquem fracas e quebradiças e as bases de tratamentos podem ser usadas para conquistar crescimento e nivelamento. 

Redação: Gabrielle Nunes