Como fazer um olho esfumado sem sombra? Confira o passo a passo de como improvisar na maquiagem

Confira o passo a passo do smokey eye com paleta de contorno e entenda como fazer a make (Foto: Instagram @dominiquelissa)
O olho esfumado com bronzer, blush e iluminador deixa o visual monocromático e elegante na maquiagem de festa (Foto: Instagram @therealkamie)
Na falta da paleta de sombras, dá para criar um olho esfumado com blush, pó bronzeador, pó compacto ou iluminador  (Foto: Instagram @emmachenartistry)
Confira o passo a passo do smokey eye com paleta de contorno e entenda como fazer a make (Foto: Instagram @dominiquelissa)

Quem disse que não dá para fazer um olho esfumado sem sombra? Naquelas horas de aperto, se você esquecer de levar a paleta de olhos para uma viagem - ou se rolar um date surpresa - é possível improvisar um smokey eye DAQUELES com alguns produtinhos usados na pele, como o blush, bronzer e iluminador.

Prático, né? E acredite: a junção desses aliados é capaz de criar uma maquiagem monocromática com tons leves, terrosos e chiques! Quer ver só? Confira as dicas + um passo a passo na matéria!

Passo #1: make de pele natural com base + corretivo e pó

Comece a sua make normalmente, hidratando o rosto e, em seguida, aplicando uma camada da base escolhida. Aqui, uma dica importante é não pesar taaanto no acabamento da pele, preferindo bases de cobertura média e uma camada fina de pó e corretivo.

Depois disso, a dica é fazer o desenho do rosto também de maneira leve: coloque o bronzer não muito marcado nas laterais da face, o blush de leve nas maçãs do rosto e o iluminador no pontos altos, como ossinho do nariz e têmporas, como a gente ensinou nessa matéria aqui.

Dica: quanto mais natural for o resultado final na pele, mais compatível ela ficará com o esfumado leve, já que as cores usadas serão mais terrosas e caprichadas, perfeitas para makes dewy skin.

Passo #2: fazendo o smokey eye com os produtos de contorno

Para fazer um olho esfumado #real, você pode usar diferentes tipos de paleta de contorno, iluminador, blush e bronzer que você tiver na nécessaire. Quanto mais cores e acabamentos você puder brincar para improvisar, melhor! O passo a passo do smokey eye é simples:

1. Comece aplicando o bronzer por toda a pálpebra, esfumando baaastante até o perto das sobrancelhas com a ajuda de um pincel de esfumar sombras;

2. Agora, com um pincel chanfrado, use o mesmo bronzer na linha dos cílios inferiores para abrir mais o olhar;

3. Em seguida, use um pó para contorno marrom para marcar o côncavo e delimitar melhor o esfumado com um dose extra de drama;

4. Com o mesmo pincel de esfumar, coloque um pouco de blush bem esfumado nas pálpebras, para criar um efeito coloridinho com o rosa e marrom;

5. Em seguida, use um pincel mais achatado para depositar o iluminador no cantinho interno da pálpebra - e se quiser, suba um pouquinho leve o toque de brilho para perto do centro das pálpebras (sempre esfumando bem o trabalho feito);

6. Se quiser, faça um delineado gatinho fino e simples, para combinar com a proposta mais clássica e romântica;

7. Finalize com a máscara de cílios na parte inferior e superior dos olhos, e prontinho! Seu look esfumado sem sombra está feito!

Dica: capriche no preenchimento das sobrancelhas para valorizar bem o resultado no olhar! Se precisar de ajuda nessa parte, é só clicar aqui e ver dicas mais específicas!

Redação: Raquel Carletto