Como fazer um olho preto esfumado em 8 passos rápidos

Aprenda a fazer um olho preto esfumado em 8 passos!
Aprenda a fazer um olho preto esfumado em 8 passos!

Quando o assunto é maquiagem de festa ou balada, não há mulher que não pense em apostar no clássico "smokey eye". Quando feito em preto, o detalhe fica ainda mais marcante, já que garante um olhar mais intenso e dramático, além de combinar com todos os estilos de roupa. Mas para fazer uma make impecável, alguns truques são essenciais para não correr o risco de borrar, errar na intensidade da aplicação e, claro, fazer sujeira no restante da make. Por isso, confira os 8 passos para chegar ao olhão preto!

Passo 1: Deixe o corretivo por último

Por mais que no dia a dia você aplique o corretivo durante a preparação da pele, abandone esta prática toda vez que for criar um "smokey eye". Isso porque a sombra, provavelmente, vai cair na pele, e o trabalho será redobrado. Está liberado, no entanto, usar o corretivo nas pálpebras antes de aplicar as sombras, para fixar melhor os produtos. Já abaixo dos olhos e no restante do rosto, somente após terminar o esfumado.

Passo 2: Use o lápis preto na pálpebra móvel

Antes de qualquer sombra, a dica é aplicar um lápis preto em toda a pálpebra móvel para fixar o esfumado e deixar o olho de balada com uma cor ainda mais intensa. Com um pincel bem firme, esfume bastante o produto até o côncavo, já que a textura do lápis de olhos costuma ser mais grossa do que a sombra.

Passo 3: Reforce o lápis na linha d'água

O diferencial do "smokey eye" são os olhos bem marcados, e para isso, é essencial que todo o contorno receba o lápis preto. Use um lápis kajal - quem tem uma textura mais macia - na linha d'água para reforçar ainda mais a cor.

Passo 4: Aplique a sombra preta

A sombra preta deve ser aplicada com cuidado e aos poucos. O ideal é depositá-la com um pincel tradicional de sombra, desde a raiz dos cílios até o começo do côncavo. Com um pincel mais fino e chanfrado, aproveite para aplicar a sombra preta também na raiz dos cílios inferiores, depositando o produto com cuidado.

Passo 5: Esfume o côncavo

Chegou a hora de esfumar a sombra preta no côncavo, sem subir muito além da linha. É importante que o pincel esteja limpo, sem resquícios de sombras de make anteriores. Faça movimentos de vai e vem, esfumando bastante para não deixar nenhuma marca de produto aparente.

Passo 6: Curvex e máscara de cílios

O curvex também é um dos segredos do "smokey eye" e é uma boa dica para deixar os cílios ainda mais sensuais. Posicione os fios na abertura do aparelho e pressione por cerca de dez segundos. Em seguida, está liberado aplicar quantas camadas desejar de máscara de cílios. A dica é usar as fórmulas à prova d'água, que vão durar a noite inteira.

Passo 7: Delineador

Para um "smokey eye" ainda mais poderoso e cheio de charme, aposte no delineador gatinho para estender o olhar. Se você optou por colocar cílios postiços após a aplicação da máscara, não deixe de aplicar o lápis, por mais que você não aposte no formato gatinho, já que ele irá apagar a cola dos cílios postiços.

Passo 8: Aplique corretivo

Agora sim é a hora do corretivo. Com cuidado, aplique o item abaixo dos olhos com a ajuda de um pincel, para não borrar o restante da make. A dica é depositar o produto e, em seguida, dar leves batidinhas com os dedos para fixar.