Como fortalecer as unhas? Confira dicas para acabar com fraqueza e quebra nas pontinhas dos dedos

Veja como fortalecer as unhas e evitar a quebra (Foto: Instagram @infinite.destiny)
Veja como fortalecer as unhas e evitar a quebra (Foto: Instagram @infinite.destiny)

As unhas quebradiças são uma reclamação muito comum entre as mulheres que amam manter as unhas longas e bem feitas. A falta de cuidados e outras questões do dia a dia podem fazer com que as pontinhas dos dedos fiquem mais frágeis e as unhas quebrem com facilidade - mas, com alguns cuidados, é possível ter unhas fortes e saudáveis.

Se você quer ter unhas longas e fortes, mas elas vivem quebrando, essa matéria é perfeita para você. Separamos 5 dicas fáceis para incluir no dia a dia com o que fazer - ou deixar de fazer - para acabar de vez com a quebra.

Evite retirar totalmente as cutículas

É verdade que, aqui no Brasil, retirar totalmente as cutículas se tornou um costume muito popular na hora de fazer as unhas. Mas, se suas pontinhas dos dedos estão frágeis e quebradiças, pode ser melhor repensar o hábito. Isso porque, além de facilitar a entrada de infecções, tirar totalmente as cutículas pode enfraquecer as unhas.

Dica: que tal hidratar e afastar as peles em volta da unha em vez de retirá-las?

Proteja as unhas quando usar produtos de limpeza

Outra causa bastante comum para o enfraquecimento das unhas é o uso de produtos em contato direto com elas. Itens de limpeza - como álcool e desinfetantes - podem fragilizar as pontas dos dedos e fazer com que as unhas quebrem com facilidade.

Dica: para evitar o problema, é uma boa ideia usar luvas de proteção na hora de fazer a limpeza da casa.

Mantenha as unhas sempre hidratadas

Assim como sua pele e cabelo, as unhas também precisam de hidratação para ficarem saudáveis. Por isso, se elas estão frágeis e quebradiças, é recomendado hidratá-las.

Dica: você pode apostar em cremes específicos para as unhas e aplicar o produto massageando unhas e cutículas. Os óleos para unhas podem complementar o cuidado e podem ser usados diariamente. 

Dê preferência para as bases fortalecedoras

Os produtos selecionados para fazer a manicure também têm influência na saúde das unhas e podem ajudar a deixá-las mais fortes e saudáveis. Quem tem unhas frágeis, que quebram com facilidade, deve dar preferência às bases de tratamento.

Dica: a base Pró-Fortalecimento, de Colorama, é uma ótima opção para combater a quebra das unhas e, além disso, ajuda no crescimento das pontinhas dos dedos. 

Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação também é fundamental para conquistar unhas fortes e saudáveis. Isso porque, quando faltam nutrientes - como zinco, cálcio e proteínas - no seu organismo, as unhas podem ficar mais frágeis.

Dica: se você quer que as pontinhas dos dedos fiquem bonitas e fortes, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada.

Redação: Gabrielle Nunes