Como limpar o esmalte do canto das unhas: saiba a quantidade de removedor usar, como hidratar as unhas e outros truques

Hidratar as mãos e o contorno das unhas é uma das dicas para facilitar a retirada dos borradinhos de esmalte (Foto: Shutterstock)
Saiba como limpar os cantinhos e deixar as unhas com um acabamento perfeito! (Foto: Shutterstock)
Hidratar as mãos e o contorno das unhas é uma das dicas para facilitar a retirada dos borradinhos de esmalte (Foto: Shutterstock)

Quem tem a rotina corrida sabe como é útil fazer as próprias unhas, já que nem sempre é fácil conseguir bater a agenda com a da manicure preferida. Mas, engana-se quem pensa que, nessa tarefa, o único desafio é escolher o esmalte da semana e pintar corretamente: conseguir limpar os cantinhos também está entre as maiores dificuldades para conseguir uma esmaltação perfeita. Você é do tipo que tem dificuldade nessa etapa? Então, pegue um bloquinho, uma caneta e anote as dicas práticas para não errar mais!

1 - Hidrate as unhas para remover o esmalte borrado com mais facilidade

Não descuidar da hidratação, tanto das mãos quanto da área ao redor das unhas, é um cuidado indispensável na hora da manicure! Além de evitar o envelhecimento da pele e mantê-la sempre macia e sedosa, esse procedimento ainda conta com a vantagem de facilitar a limpeza dos cantinhos no final da esmaltação - e o motivo é o fato de criar uma espécie de película protetora na pele, que impede que o esmalte se fixe e, consequentemente, saia com mais facilidade.

Por isso, mesmo que você faça parte do grupo que prefira retirar as cutículas com alicates, não deixe de hidratar a região! Para fazer isso, espalhe o produto em toda a área e massageie o contorno das unhas; depois, para potencializar o efeito, deixe as mãos dentro de luvas de silicone por um tempo - já que o calor ajuda a aumentar a eficácia da hidratação.

2 - Vaselina também ajuda a hidratar e limpar os cantinhos das unhas

Gostou da dica do hidratante? Então, preste atenção nessa dica com mais uma opção para essa etapa. Além do produto comum, outra maneira de criar uma barreira de proteção na pele ao redor da unha e mantê-la bem hidratada é usando a vaselina!

Mas, atenção, porque esse truque é um pouquinho diferente: em vez de passar o produto em toda a mão, como é feito com o hidratante comum, pegue um palito ou cotonete e espalhe a vaselina ao redor da unha. Depois, para finalizar, tenha o cuidado de limpar completamente a superfície, pois qualquer resíduo que ficar para trás pode acabar atrapalhando a fixação do esmalte.

3 - Não espere o esmalte secar para começar a limpar os cantinhos

Uma dúvida muito comum na hora de limpar os cantinhos é a seguinte: "devo esperar o esmalte secar antes de fazer a limpeza ou não?". Por causa da chance de acabar borrando a esmaltação que você teve um super trabalho para fazer, a opção de aguardar parece a correta, certo? Mas, de acordo com a manicure Vilma Henriques, ela não é a mais indicada: "se você deixar o esmalte secar, vai ficar muito mais difícil limpar o borrado dos cantinhos. Minha dica para quem vai pintar a própria unha é fazer a limpeza dos cantos antes de partir para a outra mão", explica.

4 - Molhe o palito antes de colocar o algodão

Imagine a cena: depois de muito trabalho, você conseguiu deixar a esmaltação com uma cobertura perfeita. Mas, aí, na hora de limpar, acabou cometendo o erro de pegar o algodão com os próprios dedos e a superfície ficou cheia de fiapos brancos que são quase impossíveis de serem retirados sem acabar borrando a unha!

Se só de pensar nessa possibilidade, já dá um nervoso, imagina na prática? Por isso, para evitar esse erro, a manicure entrega o truque: "o certo é molhar o palito no removedor antes, porque fica bem mais fácil enrolar o algodão nele", esclarece.

Sabendo disso, é simples: separe um pedacinho bem pequeno de algodão antes de começar a esmaltação; depois, quando chegar hora da limpeza, umedeça o palito no removedor e use sua ponta para pegar o algodão.