Como lixar as unhas corretamente: veja o gif e descubra!

Lixar as unhas da maneira errada pode deixá-las mais fracas e quebradiças (Foto: Shutterstock)
A melhor maneira de lixar as unhas é com um movimento de cima para baixo, ou de baixo para cima. Evite fazer o "clássico" vai e vem. (Foto: Shutterstock)
Lixar as unhas da maneira errada pode deixá-las mais fracas e quebradiças (Foto: Shutterstock)

Para que as unhas fiquem bonitas e saudáveis, é muito importante tomar algumas precauções na hora de lixá-las. Por exemplo: ao contrário do que muitas esmaltemaníacas pensam, não é correto passar a lixa na pontinha dos dedos fazendo movimentos consecutivos "para frente e para trás", já que isso deixa as pontas desgastadas e ainda dificulta o formato que você deseja - seja ele quadrado, redondo, squoval ou stiletto. Confira a matéria para saber mais detalhes e aprenda o movimento certo com o gif!

Lixar em formato reto prejudica as unhas e o acabamento

Seja por pressa ou por falta de conhecimento, a maneira mais comum de lixar as unhas é aquela em que a lixa passa na pontinha fazendo movimentos retos consecutivos, para frente e para trás. Mas, para a surpresa de várias esmaltemaníacas que fazem esse procedimento, esse método não é nem um pouco indicado por acabar prejudicando a pontinha dos dedos, causando descamação e quebra.

Além disso, outro problema que vem junto com essa maneira de lixar é a dificuldade para conseguir o formato desejado, já que a lixa em "vai-e-vem" não deixa o acabamento uniforme e faz com que a unha diminua mais rapidamente, antes que você consiga deixá-la do seu jeito preferido.

Lixar as unhas do canto para o centro é a maneira correta

Para garantir que as unhas fiquem impecáveis e, principalmente, saudáveis, a dica é deixar o movimento "de frente para trás" de lado e passar a usar a lixa do cantinho para o centro. Mas, como fazer isso sem repetir o "vai-e-vem" que acaba sendo prejudical?

É simples: quando chegar ao centro da unha, ao invés de voltar para a extremidade repetindo o mesmo movimento na direção inversa, levante a lixa e volte para a posição inicial até deixar a pontinha do jeito que você gosta. Depois, basta repetir o mesmo procedimento do outro lado, sem esquecer de ir levantando o acessório de manicure sempre que chegar ao meio e precisar voltar ao cantinho para conseguir o acabamento que deseja.

Por fim, se perceber que as unhas ficaram com um alguns pedacinhos desiguais, a dica é passar a lixa de baixo para cima na pontinha, como se estivesse levantando as partes que ficaram sobrando.

Cortar as unhas novamente é a dica para quem está com as pontinhas prejudicadas

Se você passou muito tempo usando a lixa da maneira errada e, agora, já está com as unhas prejudicadas, o problema também é reversível: basta cortá-las bem curtinhas e, quando forem crescendo, começar a lixar do jeito certo. Nesse período, uma dica importante é caprichar na hidratação da área e investir em bases fortalecedoras para ajudar as pontinhas dos dedos a crescerem ainda mais fortes e saudáveis.