Como manter as unhas hidratadas no inverno? Aprenda os cuidados certos para evitar as cutículas ressecadas

Veja como manter as unhas e cutículas hidratadas nos dias de inverno com as dicas da matéria (Foto: Instagram @aliciatnails)
Veja como manter as unhas e cutículas hidratadas nos dias de inverno com as dicas da matéria (Foto: Instagram @aliciatnails)

Você sabia que também é importante hidratar as unhas no inverno? Muito se fala sobre a necessidade de intensificar a hidratação da pele durante o inverno, já que o clima costuma ser mais seco durante essa estação, mas as cutículas também podem ficar ressecadas e precisam de atenção especial na época mais fria do ano.

Quer saber quais são os cuidados que você precisa tomar com as pontinhas dos dedos e como manter as unhas e cutículas bem hidratadas o ano inteiro? A gente explica como garantir que não falte hidratação para as unhas mesmo durante o inverno.

Por que as unhas ficam mais ressecadas no inverno?

Ao contrário da pele, as unhas não produzem óleo naturalmente. Por isso, para deixar as pontinhas dos dedos saudáveis e hidratadas, é fundamental caprichar na hidratação. No inverno, assim como todo o corpo, é natural que elas fiquem um pouco mais ressecadas. O que acontece é que o ar fica com menos umidade nessa estação, deixando as unhas secas.

Isso pode fazer com que elas fiquem frágeis e quebradiças, por isso é importante dar mais atenção à hidratação das unhas e cutículas quando o tempo está mais frio. Para evitar o problema, você pode apostar em hidratantes para mãos, óleos para unhas e ceras que hidratam e nutrem as pontas dos dedos.

Dicas para manter as unhas hidratadas no inverno

Para driblar o ressecamento nas pontinhas dos dedos, você pode apostar em alguns cuidados diários fazendo mudanças simples na rotina. Confira a lista abaixo com algumas dicas para o dia a dia:

- Evite lavar muito as mãos: lavar as mãos muitas vezes ao dia pode retirar a hidratação natural dos dedos - principalmente se a água for quente. Lave as mãos apenas quando for necessário.

- Hidrate as unhas semanalmente: mesmo se suas unhas e cutículas não parecerem ressecadas, é importante hidratá-las pelo menos uma vez por semana. Isso vai mantê-las saudáveis e bonitas.

- Use luvas durante os afazeres domésticos: alguns produtos usados na limpeza da casa - como álcool e desinfetantes - podem intensificar o ressecamento das unhas e cutículas. Por isso, é bom usar luvas sempre que for usar esses produtos.

- Mantenha uma alimentação saudável: a sua alimentação também influencia na saúde das unhas. Para deixá-las fortes e bonitas é importante ter nutrientes como vitamina A, zinco, ômega 3 e ácidos graxos na sua dieta.

- Evite retirar as cutículas: elas servem como proteção para as unhas e podem evitar a desidratação durante o inverno. Em vez de tirar totalmente as pelinhas, prefira apenas hidratá-las e afastar com uma espátula.

Redação: Gabrielle Nunes