Como manter os esmaltes novos por mais tempo: 5 dicas para conservar o produto

Para que o esmalte continue parecendo novo por mais tempo, é preciso tomar certos cuidados e recorrer a alguns truques. Confira quais são! (Foto: Shutterstock)
Deixar a embalagem de molho em um copo com água morna é o truque para amolecer o esmalte endurecido (Foto: Shutterstock)
Recorrendo aos truques certos, dá para manter a coleção com todos os esmaltes intactos e perfeitos para a aplicação (Foto: Pixelformula)
Para que o esmalte continue parecendo novo por mais tempo, é preciso tomar certos cuidados e recorrer a alguns truques. Confira quais são! (Foto: Shutterstock)

Vidro manchado, tampa grudada, líquido ressecado... Essas características são os maiores pesadelos de quem gosta de ostentar uma coleção de esmaltes em casa. Mas, para a alegria das esmaltemaníacas, existem alguns truques super simples que podem ajudar a resolver o problema e deixar os vidrinhos de esmaltes parecendo novinhos em folha - tanto na aparência quanto na hora da aplicação. Confira e aprenda!

1 - Aplique vaselina líquida na borda do esmalte para evitar a tampa grudada

Um dos maiores problemas dos esmaltes mais antigos é a tampa grudada. Isso acontece porque, com o passar do tempo e a falta de abertura da embalagem, o líquido acaba ressecando ao redor da borda e prendendo a tampinha junto. Mas, contando com a ajuda da vaselina líquida, fica fácil resolver esse incômodo.

Aprenda: Assim que comprar o esmalte, usando um cotonete ou os próprios dedos, aplique um pouco de vaselina líquida ao redor da borda da embalagem; feito isso, é só fechar o vidro normalmente sem ter que se preocupar com a tampa enrijecida ou com os excessos de produto que vão se acumulando com o tempo

2 - O esmalte já está endurecido? Mergulhe a embalagem em um copo com água morna!

Se você ainda não conhecia o truque da vaselina, provavelmente, já tem vários esmaltes antigos com o líquido endurecido e a tampa grudada na borda. Mas, para a alegria de quem está com a coleção cheia de produtos nesse estado, também existem duas dicas simples para deixar a aparência da embalagem bonita novamente e facilitar a manicure - e o melhor: você não vai precisar de mais nada além de um copo com água quente!

Aprenda:

- Se o problema é apenas a tampa grudada: mergulhe a embalagem, de cabeça para baixo, em um copo com água morna e deixe agir por um minuto;

- Se o líquido também já está endurecido: você também vai contar com a ajuda de um copo com água morna, mas colocando o esmalte em pé dentro dele e, depois, deixando-o de molho por uns cinco minutos.

3 - Use algodão e cotonete para limpar as sujeirinhas

Outra dica para deixar sua embalagem conservada por mais tempo é retirar os excessos de produtos que acabam ficando na borda e por dentro da tampa. Para fazer isso, é ainda mais simples: basta umedecer um algodão e um cotonete com removedor de esmaltes e limpar toda a área.

Aprenda: pegue um pedaço de algodão umedecido com removedor de esmaltes e vá pressionando-o na borda da embalagem até que ela fique completamente limpa. Para limpar por dentro da tampinha, o procedimento é praticamente o mesmo, mas com o cotonete no lugar do algodão por ser mais fácil limpar a parte interna com ele.

4 - Reserve um potinho com removedor de esmalte para limpar o pincel endurecido

Outro problema que envelhece aparência da embalagem e dificulta a esmaltação é o pincel endurecido pelo excesso de produto. Mas, assim como acontece com a embalagem e a parte interna da tampinha, também dá para resolver o problema com o removedor - mas usando um truque um pouco diferente.

Aprenda: Comece tirando todo o excesso de esmalte do pincel; depois, mergulhe-o dentro de um potinho com acetona, mexendo de um lado para o outro até que o resto de líquido que ainda está grudado nele se solte por completo.

5 - Organize melhor os emaltes pra que eles durem por mais tempo

Essa dica parece óbvia, mas vale reforçar: tenha sempre o cuidado de guardar os seus esmaltes de maneira organizada para evitar que o líquido resseque e fique espalhado por todos os cantos da embalagem - problema que acontece, principalmente, quando ele está perto do fim.

Além de manter o vidrinho intacto por mais tempo, a prática de deixar todos os produtos em pé e enfileirados também dá a vantagem de manter todo o restinho do líquido concentrado em um único lugar.