Como maquiar uma pele com psoríase? Dicas para conseguir uma boa cobertura

Veja algumas dicas de como maquiar a pele com psoríase e conquistar um visual incrível (Foto: Instagram @louiblog_)
Veja algumas dicas de como maquiar a pele com psoríase e conquistar um visual incrível (Foto: Instagram @louiblog_)

Quem tem psoríase precisa tomar cuidados especiais com a pele, já que a doença causa inflamações que aparecem como lesões avermelhadas e espessas. Embora a psoríase tenha tratamento e seja possível minimizar a aparência das lesões, elas causam incômodos para muitas mulheres - principalmente quando aparecem no rosto. Felizmente, é possível maquiar a pele com psoríase quando achar necessário e cobrir as lesões para conquistar um visual mais uniforme.

Quer saber como maquiar uma pele com psoríase e acabar com as manchas vermelhas no rosto? A gente separou 7 dicas para te ajudar a conquistar uma boa cobertura com a make-up. Confira!

1. A preparação da pele é fundamental

O primeiro passo para maquiar a pele com psoríase é prestar bastante atenção à preparação da maquiagem. Por isso, limpe bem o rosto com um sabonete suave e lembre-se de hidratar a pele com produtos que tenham ação calmante. Isso evita que a irritação se agrave por causa da maquiagem.

2. Prefira as bases e corretivos líquidos

A textura dos produtos usados também é muito importante para as mulheres que têm psoríase. Prefira sempre usar bases e corretivos líquidos, de preferência os que sejam bem fluidos. Além disso, evite os produtos em pó, que podem piorar as inflamações e as descamações na pele.

3. Evite usar iluminador sobre as lesões

Se o seu objetivo é disfarçar as lesões no rosto e deixar a pele mais homogênea, evite usar iluminador sobre elas. Isso porque o brilho do iluminador serve para dar mais destaque a determinadas regiões do rosto, o que pode deixar as manchas da psoríase em evidência.

4. Corretivo verde neutraliza as manchas vermelhas

Se a sua pele fica irritada e com manchas vermelhas típicas da psoríase, o corretivo verde pode ajudar a deixar uma cor mais uniforme no rosto. O tom verde do produto neutraliza o avermelhado da pele, por isso, deve ser usado antes da base para conquistar um resultado harmonioso.  

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por teni panosian (@tenipanosian) em

5. A água termal ajuda a manter a pele fresca

A água termal também é muito útil para quem tem psoríase, mas não abre mão da maquiagem. Ela pode ser usada antes da make para acalmar a pele e ser reforçada ao longo do dia com algumas borrifada sobre o rosto, mesmo por cima da maquiagem. Isso ajuda a manter a pele hidratada, além da ação calmante. 

6. Nunca durma sem tirar toda a maquiagem

Essa dica é fundamental para todos, mas é indispensável para quem tem psoríase. Limpar toda a maquiagem antes de dormir evita que a pele fique ressecada ou a irritação fique mais intensa. Para isso, aposte no demaquilante à base de óleo e finalize com um sabonete para rosto recomendado pelo seu dermatologista. 

7. Consulte seu dermatologista sobre os produtos usados

Antes de começar a usar qualquer produto novo, é importante consultar um dermatologista. Ele será capaz de avaliar se os ingredientes são recomendados para a pele com psoríase e se podem ser usados por você. Além disso, prefira sempre as versões indicadas para peles sensíveis. 

Redação: Gabrielle Nunes