Como não acinzentar a pele negra? Dicas para não errar na hora de passar a base

Confira como evitar que a sua base fique cinza na pele negra (Foto: Instagram @whitneymadueke)
Confira como evitar que a sua base fique cinza na pele negra (Foto: Instagram @whitneymadueke)

Muitas mulheres negras têm dificuldade para encontrar o tom de base ideal para a cor de pele e acabam ficando com a pele acinzentada na hora de fazer a make. Se isso acontece com você, é um sinal de que a cor escolhida não é a adequada para o seu tom de pele. Você pode estar usando um produto claro demais ou no subtom errado.

Mas a boa notícia é que é mais fácil do que parece encontrar a base ideal para você. Quer saber como escolher a cor certa para o seu tom de pele e evitar que o rosto fique acinzentado na maquiagem? Então, vem conferir as 4 dicas que a gente separou para você não errar mais e escolher a base perfeita para a pele negra, sem deixar a make cinza.

Busque uma linha que tenha variedade de tons negros

O primeiro passo para encontrar o tom de base perfeito é encontrar uma linha de maquiagem que tenha uma grande variedade de cores voltadas para a pele negra. Assim, a chance de encontrar um produto na cor certa e com o subtom adequado para a sua pele é maior.

As peles negras podem ter fundo avermelhado, rosado, azulado ou amarelado, sendo este último o mais comum. Descubra qual é o seu e fuja sempre das bases com fundo branco.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Katrina Duckett (@princess.kaae_) em

Sempre teste a base no rosto antes de comprar

Para ter certeza que a base escolhida tem exatamente a tonalidade da sua pele, é fundamental testar o produto antes de comprar. A dica para não errar é fazer o teste no rosto, em vez de passar a base na mão ou pulso. O ideal é testá-la próximo ao maxilar, já que a cor precisa se adequar ao rosto e ao pescoço para ficar perfeita.

É preciso ter cuidado para não comprar uma base mais clara que o necessário, porque isso pode fazer o resultado ficar acinzentado.

Se necessário, misture duas cores para achar a ideal

Algumas vezes pode ser difícil encontrar uma base que seja exatamente o tom da sua pele. Nesses casos, a solução pode ser misturar duas cores - uma um pouco mais clara e outra um pouco mais escura que o tom ideal para você. Mas lembre-se que, para a maquiagem não ficar acinzentada, é importante escolher cores que tenham o mesmo subtom da sua pele.

Prefira o pó translúcido para selar a maquiagem

Outro produto que pode deixar o rosto acinzentado na maquiagem é o pó compacto. Assim como a base, ele também precisa ter o mesmo tom e subtom da sua pele para conseguir um resultado perfeito. Errar a cor do pó pode prejudicar todo o esforço dedicado para encontrar a base perfeita.

Por isso, as mulheres negras devem dar preferência ao pó translúcido, que não tem cor e não corre o risco de deixar o rosto cinza.

Redação: Gabrielle Nunes