Como parar de roer unha: dicas para acabar com o hábito e manter o comprimento das unhas!

Confira essas dicas para parar de roer unha (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)
Confira essas dicas para parar de roer unha (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)

Roer as unhas é um hábito muito comum - tanto entre mulheres como entre homens - e, para muitas pessoas, pode ser difícil parar com a mania. Se você tem esse costume, pode ser que já tenha tentado parar mais de uma vez e  não tenha tido sucesso. Mas isso não é motivo para desanimar: é possível, sim, parar de roer as unhas.

Com a ajuda de algumas dicas simples, você pode deixar esse hábito de lado e passar a ter unhas bonitas. Quer saber como parar de roer unha de uma vez por todas? A gente separou 6 truques que podem te ajudar nesse processo. Então, vem conferir as dicas e aprender a deixar os dedos fora da boca. 

1- Mantenha suas unhas cortadas e bem feitas

Um dos principais gatilhos para as pessoas que costumam roer unhas é encontrar uma pelinha levantada ou unha lascada. Por isso, manter as unhas curtas, lixadas e com a cutícula feita pode ajudar a manter as mãos fora da boca. Isso porque, se você está tentando parar de roer as unhas, pode ser irresistível arrancar “só essa pelinha”, né?

2- Use um esmalte especial nas unhas

Outra dica que pode ajudar a parar de roer unha é usar um esmalte especial para isso. Os mais comuns são os produtos incolores com gosto ruim - como pimenta -, que te lembram que você está tentando parar com a mania assim que você encosta a unha na boca. Se não tiver um desses esmaltes, você pode pingar algumas gotas de pimenta em uma base para unhas.

3- Ande sempre com uma bola antiestresse

Momentos de estresse também podem aumentar a chance de voltar a roer as unhas quando você está tentando acabar com o hábito. Por isso, andar com uma bolinha antiestresse - aquelas de espuma ou de borracha - pode manter suas mãos ocupadas quando estiver estressada e evitar o desejo de roer as unhas.

4- Investigue se você está sofrendo com ansiedade

Se você está com ansiedade, pode ser mais difícil deixar o costume de roer unha de lado. Então, se achar que está passando por isso, é uma boa ideia procurar um psicólogo para investigar e tratar as causas da sua ansiedade. Assim, você vai ser sentir melhor e vai ser mais fácil parar de roer as unhas. 

5- Tenha sempre um chiclete na sua bolsa

Algumas pessoas também têm dificuldade de deixar esse hábito de lado por estarem acostumadas a estarem sempre mascando alguma coisa. Se esse é o seu caso, você pode usar o chiclete como substituto, enquanto para de roer as unhas. O ideal é preferir os chicletes sem açúcar, que não vão fazer mal para os seus dentes. 

6- Encontre um hobby ou pratique exercícios

Se o estresse ou a ansiedade persistirem e você tiver dificuldade para parar de roer unha, encontrar um hobby pode ser uma forma de manter a mente ocupada e as mãos fora da boca. Além disso, praticar exercícios é uma excelente forma de gastar a energia e esquecer um pouco de roer as unhas. 

Redação: Gabrielle Nunes