Como passar batom escuro: confira 7 dicas para acertar na make

Aprenda como passar batom escuro corretamente e sem borrar (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Aprenda como passar batom escuro corretamente e sem borrar (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

Não dá para negar que o batom escuro dá muito charme e elegância para a maquiagem, principalmente no look para a noite. Mas, na hora de passar o batom, muitas mulheres ainda têm dificuldade para conseguir uma cobertura uniforme. Afinal, as cores escuras borram com mais facilidade que as claras.  Até as mulheres que têm mais prática com maquiagem já passaram por esse problema algumas vezes. Mas não precisa se preocupar: dá para usar cores escuras e conquistar uma cobertura incrível. Quer saber como passar batom escuro perfeito? Então, vem conferir essas dicas que a gente separou para te ajudar!

1. Faça o contorno dos lábios com um lápis

Uma das principais dicas para passar batom escuro é começar fazendo o contorno dos lábios com um lápis. Para isso, contorne exatamente a linha limite dos lábios - não faça o traço muito para dentro ou para fora - e use um lápis com a cor mais próxima possível da cor do batom. Assim, fica mais difícil borrar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

2. Faça um x com o batom no arco do cupido

Para acertar na hora de aplicar o batom no lábio superior, faça um x no arco do cupido, marcando o formato do lábio. Assim, na hora de passar o batom escuro matte ou cremoso nesse local, você não corre o risco de fazer o arco desproporcional. Afinal, simetria é tudo na hora de passar batom escuro. 

3. Comece a aplicar o batom de dentro para fora

Outra dica para passar batom escuro com perfeição é começar aplicando do centro dos lábios para as pontas. Comece sempre da parte mais larga dos lábios - o centro - e deslize o batom suavemente para as laterais. Se necessário, aplique uma segunda camada para uma cobertura mais uniforme. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

4. Use uma haste flexível com algodão para limpar os cantinhos

Quem ainda não sabe como passar batom escuro corretamente pode acabar borrando um pouquinho - até as mulheres mais experientes fazem isso às vezes. Por isso, o cotonete é a ferramenta perfeita para limpar as partes borradas. É só umedecer a pontinha com demaquilante e limpar com cuidado. 

5. Use o próprio batom para aplicar nos lábios

Muitas pessoas optam por usar um pincel para passar batom, em vez de usar o aplicador do produto. Mas, se você não tem muita prática, essa pode não ser uma boa ideia. O aplicador do batom é projetado para facilitar o uso e é a forma mais fácil de conseguir uma cobertura perfeita.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

6. Se o batom for matte, hidrate os lábios

O batom vai deslizar com mais facilidade se a sua boca estiver hidratada, principalmente se estiver usando um batom matte, que costuma ser um pouco mais sequinho. Por isso, não esqueça de usar um hidratante labial antes de começar a passar o batom escuro. 

7. Finalize com um corretivo do tom da sua pele

Para finalizar e garantir que o resultado seja perfeito, use um corretivo do tom da sua pele nos cantinhos que tiverem sido borrados. Mesmo limpando com um cotonete, o batom escuro pode deixar a pele ao redor da boca um pouquinho manchada. O corretivo finaliza o processo e evita qualquer manchinha. 

Redação: Gabrielle Nunes