Como passar delineador: 10 truques para conseguir o traço perfeito!

Tem dúvidas sobre como passar delineador! Confira 10 truques que vão garantir o delineado perfeito! (Foto: Instagram @ princess.kaae_)
Tem dúvidas sobre como passar delineador! Confira 10 truques que vão garantir o delineado perfeito! (Foto: Instagram @princess.kaae_)

Como passar o delineador é, com certeza, uma das maiores dúvidas das iniciantes e também das apaixonadas por maquiagem. Garantir um traço certinho e preciso é algo que precisa de bastante prática, mas ter alguns truques na manga deixa o processo ainda mais fácil. Hoje, a gente te mostra 10 dicas para um delineado perfeito. Teste já e escolha a sua favorita!

1. Se você tem pouca prática, comece com um delineador em caneta

Para quem ainda não pegou o jeito de como passar o delineador, o ideal é escolher uma versão em caneta do produto. Esse formato dá mais precisão na hora de fazer os traços na pálpebra e, principalmente, de criar o efeito puxadinho no canto dos olhos. Por não ter que se preocupar em reabastecer o pincel com o produto, como no caso de um delineador em gel ou até uma versão líquida tradicional, você vai se sentir bem mais segura na hora de se maquiar!

2. Faça o gatinho primeiro e depois desenhe a parte da pálpebra

O processo de passar delineador fica mais fácil se você começar pelo traço do gatinho. Faça a ponta mais puxadinha primeiro e, depois, crie o resto do desenho na pálpebra. Para terminar, é só conectar as duas partes e preencher para deixar aquele resultado bem pretinho que a gente ama.

3. Diminua a pressão na ponta do delineador conforme desenha

Se a sua dificuldade está na finalização do delineado - ou seja, bem na parte do puxadinho - o truque para conseguir o desenho perfeito está na pressão que você coloca no pincel ou na caneta. O segredo é começar com um pouco mais de força, deixando a base do traço bem marcada, e terminar de forma mais suave no canto externo dos olhos. Assim, você consegue um efeito “fade” no delineado, que vai se encaixar melhor no resto da maquiagem.

4. Use os cílios inferiores como guia para passar o delineador

Pode até parecer estranho, mas o delineado perfeito começa nos cílios inferiores e não na pálpebra - é esse o truque para conseguir o efeito lift, que dá a impressão de olhos maiores. Na hora de fazer o gatinho, passe o delineador a partir do canto externo dos olhos, no finzinho da linha dos cílios. Depois, é só continuar o desenho em direção às sobrancelhas ou até mesmo às orelhas - truque ideal para quem tem olhos pequenos e sofre para deixar o delineado à mostra, viu?

5. Use um pincel para passar delineador embaixo dos olhos ou na linha d’água

Muita gente se pergunta como passar delineador em cima e embaixo dos olhos para aumentar o olhar e criar um look mais dramático. Nesse caso, a melhor dica é contar com a ajuda de um pincel chanfrado ou com a ponta fininha - mesmo que seu delineador seja em caneta, ok? Deposite um pouco do produto nas costas das mãos e passe no seu pincel. Depois, é só aplicar bem rente à linha d’água. Esse passo a passo vai evitar borrões e o famoso efeito olho de panda.

6. Levante a pálpebra para garantir que a raiz dos cílios superiores foi preenchida

Para quem gosta de deixar os cílios bem marcadinhos, a dica é usar o delineador para preencher também a linha d’água superior. Além de passar o produto com um pincel, use a pontinha do dedo indicador para levantar a pálpebra e aplicar o produto. Bem mais fácil, né? O delineador ainda vai fazer com que a make nessa região dure mais. Para evitar de piscar e manchar o resto da make, vale também olhar para baixo nesse momento.

7. Truque com fita também é dica de como passar delineador

Outro truque bem conhecido para passar delineador é criar um molde com alguns pedacinhos de fita adesiva. Você vai precisar de dois deles: um para a parte de baixo, alinhado com os cílios inferiores, e outro para a de cima, que vá em direção à sobrancelha. A ideia é criar um triângulo no canto externo para imitar o formato do delineado que você quer. Depois, é só preencher!

8. Olhe diretamente para o espelho na hora de delinear os olhos

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Jackie Aina (@jackieaina) em

Olhar diretamente para o espelho também ajuda na hora de passar o delineador. Então, já sabe: tente ficar de frente para seu espelho ou, então, use aqueles menores para essa parte da make. Dessa forma, você consegue ver exatamente onde está aplicando o produto, seja na hora de criar o gatinho ou até mesmo de garantir que a linha dos cílios está bem preenchida.

9. Cotonete e água micelar ajudam a garantir o delineado perfeito

Deixe cotonetes e água micelar sempre à mão na hora de passar o delineador. Se você fizer alguma besteira enquanto desenha os traços na pálpebra, basta usar os dois para apagar os errinhos com mais precisão - e o melhor, sem remover a maquiagem dos olhos por inteiro. O cotonete também é super útil para igualar as pontinhas do delineado nos dois lados, viu?

10. Finalize o delineado com corretivo para um traço mais preciso

Por último, você também pode usar o corretivo para deixar o delineado ainda mais preciso, especialmente no final. Depois de fazer o desenho, use um pincel fininho com corretivo para fazer um segundo traço rente ao puxadinho do final. Aí é só esfumar um pouquinho para deixar o efeito menos marcado e tudo pronto!

Redação: Giovanna Pego