Como passar sombra? 5 dicas para acertar na maquiagem dos olhos

Uma dúvida muito comum sobre maquiagem é como passar sombra nos olhos corretamente. Confira algumas dicas para acertar no visual!
Uma dúvida muito comum sobre maquiagem é como passar sombra nos olhos corretamente. Confira algumas dicas para acertar no visual!

Se você já se perguntou como passar sombra ou se está fazendo do jeito certo, não está sozinha nessa! Apesar de ser um item de maquiagem bem comum na vida das mulheres, criar combinações de cores e aplicar sombras nos olhos pode ser um desafio para muita gente.

Por isso, entender como e onde aplicar a sombra é fundamental para ter um resultado de make up profissional. Para acabar com o medo de ousar em sombras coloridas ou básicas para a maquiagem do dia a dia, aqui vão 5 dicas de como passar sombra nos olhos e acertar no visual!

1. Comece pelo primer de olhos

O primer de olhos, que é diferente do primer aplicado em toda a face antes da base, tem como função ajudar na fixação da sombra nos olhos e aumentar a durabilidade da maquiagem. Além disso, ele evita que a sombra fique manchada ou acumule na pálpebra, comprometendo o visual. Portanto, aplique o primer específico para a região e espalhe por toda pálpebra, espere secar durante 1 ou 2 minutos e aplique a cor de sombra de sua preferência.

Esse truque pode ser usado com sombras em mousse, líquidas ou em pó sem diferenciação no processo. Vale atentar que alguns primers possuem cor, o que ajuda a criar uma sombra base nos olhos, e outros são transparentes. Se não tiver um primer de olhos, que é o produto mais indicado, aplicar um corretivo ou base nos olhos antes de fazer a sombra também pode auxiliar na fixação.

2. Escolha um tom de sombra neutro para usar como base

Ao criar uma maquiagem com sombra colorida nos olhos, é interessante sempre usar uma sombra neutra como base. Além de dar um acabamento mais profissional à make up, esse truque dá profundidade aos olhos. Escolha um tom neutro que combine com a sua pele ou com a cor da sombra principal que será usada e aplique em toda a pálpebra. Os tons terrosos do laranja ao marrom são os preferidos de muitos maquiadores para cumprir essa função.

3. Use uma sombra um pouco mais escura para marcar o côncavo

Esse passo deve ser realizado depois de aplicar a sombra base e pode ser reforçado no final da maquiagem. Com um pincel arredondado, escolha uma sombra um pouco mais escura para marcar o côncavo - a linha do ossinho superior da pálpebra. Comece pelo canto externo do olho e faça um movimento de meia lua até o ponto mais alto do côncavo. Essa estratégia garante um olhar mais profundo, sedutor e ainda proporciona um “olhar mais aberto” (ou olhos aumentados) para quem tem a pálpebra móvel pequena.

4. Aplique a sombra com batidinhas leves

Escolheu a cor de sombra que vai ser o destaque da make? Agora é só dar batidinhas leves com o pincel adequado em toda a pálpebra, começando pela linha dos cílios e subindo até a dobra da pálpebra móvel. Se for usar mais de uma cor, esfume o ponto em que as sombras se encontram para criar um efeito gradual.

5. Ilumine a região abaixo da sobrancelha para destacar o olhar

O efeito de luz faz toda a diferença no acabamento da maquiagem nos olhos. Com um iluminador ou uma sombra clara perolada, aplique um pouco de brilho na região entre as sobrancelhas e o contorno do côncavo e esfume para não ficar marcado ou muito claro, no caso da sombra clara.

O efeito também pode ser aplicado suavemente nos cantos internos dos olhos para criar um ponto de luz, só tenha cuidado para não pesar na quantidade e tirar o destaque da sombra principal. Finalize o visual com máscara de cílios preta ou transparente.

Redação: Nayanne Louise