Como passar sombra preta sem borrar? 6 truques para nunca mais estragar a maquiagem da pele!

Descubra como se livrar da sujeira de sombra embaixo dos olhos na hora de fazer a maquiagem para balada! (Foto: Instagram  @tiarramonet)
A maquiagem com sombras escuras requer cuidados especiais! Saiba como fazer um smokey eye bem dramático com as dicas de make certeiras (Foto: Instagram  @shanigrimmond)
Saber como fazer o olho esfumado da melhor maneira possível ajuda a otimizar as makes de festa (Foto: Instagram  @marisaad)
Descubra como se livrar da sujeira de sombra embaixo dos olhos na hora de fazer a maquiagem para balada! (Foto: Instagram @tiarramonet)

Se você é do time que prefere preparar a pele antes da sombra, produzir um black eye pode ser um verdadeiro desafio, né?! A verdade é que tudo precisa ser minimamente calculado porque, ao mínimo descuido, o resultado acaba sendo uma pele borrada pelo pó da sombra que cai embaixo dos olhos - criando aquele efeito "olho de panda" na-da agradável.

Mas e se alguns truques de make bem simples pudessem te ajudar a não ter que passar mais por isso? Sim, eles existem e o TSM vai relevar cada um pra você! Confira a lista abaixo e arrase no smokey eye sem pena de usar as sombras mais escuras da paleta!

1. Use primer ou hidratante para os olhos para fixar bem a sombra

Usar o primer é o primeiro passo que faz total diferença na aderência da sombra no olho! Ele ajuda a deixar a superfície da pálpebra super hidratada, com oleosidade controlada e perfeita para receber a cor com mais intensidade.

No entanto, caso você não tenha um produto desse tipo, também vale a pena apostar no hidratante específico para os olhos e usá-lo alguns segundinhos antes da sombra para obter um efeito bem próximo ao do primer.

2. Faça uma camada de pó translúcido bem grossa embaixo dos olhos

Para ter a segurança de que nada vai abalar a pele que você preparou com base e corretivo antes de partir para os olhos, uma boa dica é apostar numa adaptação da técnica 'baking'.

Aqui, o que você vai precisar fazer é aplicar uma quantidade generosa do pó translúcido embaixo dos olhos, criando uma espécie de cama segura para os resquícios de sombra que caírem. Depois que acabar a make do olhar, é só "varrer" com um pincel ou esponjinha!

3. Aplique a sombra dando batidinhas na pálpebra

Parece bobo, mas a forma como você deposita a sombra na pálpebra também faz diferença, viu? Assim, prefira sempre "carimbar" a cor na pálpebra, com firmeza nas mãos, dando batidinhas na região em que ela deve ser colocada para formar aquele smokey eye de respeito. Pode seguir a dica para ver que faz diferença!

4. Se quiser, use fita adesiva ou post-it embaixo dos olhos

Agora, se você ainda está insegura quanto às outras dicas, ou não tem um pó translúcido por perto, pode recorrer a algumas alternativas inusitadas e certeiras. Vale colar post-its embaixo dos olhos, pedaços de fita adesiva ou, então, procurar por adesivos de maquiagem no formato de meia-lua. O que não faltam são jeitinhos e truques caseiros!

5. Pinte a pálpebra com lápis antes da sombra

Sabe uma boa maneira de não precisar usar taaaanta sombra preta - ou escura - nas pálpebras? Usando um lápis preto - ou da cor da sombra - antes de começar a produção! Isso vai deixar a cor ainda mais intensa no olhar e, de quebra, poupar que você acabe correndo mais risco de acidentes ao depositar a make nos olhos várias vezes.

6. Experimente começar a make pela sombra

A última dica também pode ser um conselho: se você passa sempre pelo mesmo perrengue, vale a pena considerar inverter a ordem da sua make e se livrar de toda a dor de cabeça, né? Experimente, pelo menos uma vez, fazer sua maquiagem começando pelos olhos para, então, fazer a preparação da pele. Assim, se a sombra manchar o rosto, um demaquilante ou água micelar será suficiente para reverter o problema!

Redação: Raquel Carletto