Como preparar a pele antes da maquiagem para casamento: saiba como limpar, hidratar e usar a máscara de argila

É noiva, madrinha ou convidada de casamento? Saiba como preparar a pele antes da maquiagem da cerimônia! (Foto: Instagram @olaj_arel)
Limpar, desintoxicar e hidratar a pele são passos fundamentais para exibir uma maquiagem perfeita e impecável no casamento (Foto: Instagram @georgiaansell_)
 Máscaras de argila, como verde e preta, podem ser o segundo passo da preparação de pele para desintoxicar, tirar oleosidade e iluminar a pele no dia do casamento ( Foto: Instagram @bellarosa_paris)
É noiva, madrinha ou convidada de casamento? Saiba como preparar a pele antes da maquiagem da cerimônia! (Foto: Instagram @olaj_arel)

O segredo para uma maquiagem poderosa e impecável é a preparação de pele, principalmente na make de um casamento! De nada adianta apostar naquela base incrível de cobertura alta ou caprichar no contorno sem antes fazer os seguintes passos: limpar, desintoxicar e hidratar a pele - mesmo que a sua seja mista ou oleosa, viu? Assim, fica mais fácil fazer a make durar a festa inteira e exibir aquele glow natural. Pra você que tem um casório pela frente, o Tudo Sobre Make preparou todas as dicas de preparação de pele, step by step, que valem tanto para as noivas quanto para as madrinhas e convidadas. Confira!

Limpeza: ajuda a tirar oleosidade e a limpar os poros

A pele acumula óleo e sujeirinhas indesejadas, que podem atrapalhar a fixação da make e deixar o rosto áspero - além de evitar que outros produtos de beleza façam efeito. Por isso, a limpeza é o passo número 1: use um sabonete que seja próprio para o rosto e para o tipo de sua pele. Para as oleosas e mistas, a dica é apostar nos líquidos purificantes, que geralmente possuem ação anti-acne e têm textura leve. As donas de pele normal ou seca podem apostar nos sabonetes em barra com substâncias bem hidratantes.

Como fazer:

- Esfregue o sabonete nas mãos e depois aplique na pele;

- Faça movimentos leves e circulares, sem esquecer o pescoço e os cantinhos do rosto;

- Remova com água fria para fechar os poros.

Detox com máscara facial: argila revigora e ilumina a pele

Desintoxicar a pele é parte superimportante antes de uma make de festa, e as máscaras de argila têm sido as queridinhas do momento para essa função. A técnica é fundamental para suavizar marquinhas e linhas de expressão, além de diminuir a oleosidade excessiva, expelir cravos e dar um efeito iluminado ao rosto. Existem várias cores de argila, mas duas delas podem dar um efeito POWER para o detox do wedding day: a verde e a preta.

A argila verde é matificante porque tem afinidade com óleos e, por isso, absorve a oleosidade da pele, dando também um chega pra lá nos cravos e na vermelhidão de eventuais espinhas que tenham aparecido no dia. Já a argila preta é puramente detox porque contém carvão ativado, que manda embora as toxinas e ilumina a pele.

Como usar:

- Com os dedos ou um pincel seco, espalhe a máscara pelo rosto, evitando as áreas ao redor dos olhos e da boca;

- Espere alguns minutinhos para que a máscara faça efeito;

- Lave o rosto com água corrente, em temperatura ambiente (nunca com água quente!);

- Seque com leves batidinhas com a toalha e pronto! Agora, vambora para a hidratação!

Hidratação: creme com massagem ajuda na elasticidade da pele

Depois da máscara de argila, aplicar um creme hidratante é essencial para acalmar a pele que fica sensível. A dica é passar o produto fazendo uma massagem com a ponta dos dedos em todo o rosto, para ativar a circulação sanguínea e ajudar na aparência saudável. Olha, mesmo que a sua pele seja oleosa ou mista, não pule este passo! É que oleosidade não quer dizer hidratação: todo tipo de pele precisa de água para ficar saudável. Ah, o bônus é que a massagem com hidratante alivia a tensão dos músculos do rosto no wedding day!

Como fazer:

- Com o rosto seco, deposite um creme facial em cada área;

- Espalhe o produto com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, sem esfregar a pele;

- Espere cerca de 20 minutinhos para a pele absorver o hidratante e você está pronta para começar a make do casório!

Bônus: se o casamento for durante o dia, um protetor solar para o rosto é produtinho must have antes do primer ou da base!

Redação: Beatriz Doblas