Como proteger os lábios durante as estações mais frias do ano

É só o outono chegar que, junto com ele, aparecem os dias mais frios e muita gente começa a reparar que a pele fica mais ressecada e necessitando de mais cuidado. Os lábios estão entre as partes do corpo que mais sofrem com a mudança de temperatura e precisam de atenção especial. Sendo amante do tempo mais fechado ou tendo preferência por um belo dia de sol, uma dúvida é comum e frequente: como hidratar os lábios para passar por esse período tranquilamente?

Lip balm com filtro solar protege e hidrata

Com as temperaturas mais baixas, o tempo de banho tende a ser maior e, claro, com água bem quentinha. As roupas também sofrem alteração: as botas saem dos armários, as blusas de manga comprida e as calças funcionam quase como um uniforme e os casacos e cachecóis arrematam o visual, aquecendo ainda mais o corpo. Corpo quentinho, look ok, é hora da make: é nesse ponto que lembramos que o rosto também precisam de cobertura. Se os lábios não estiverem bem tratados, metade da produção vai por água abaixo. Mas algumas dicas ajudam a mantê-los lindos e hidratados em qualquer estação.

Para quem ama maquiagem, dar preferência a produtos que contenham hidratante (que regeneram o tecido) e filtro solar é fundamental. "O uso de cremes, hidratantes e lip balms ajudam, e muito, no tratamento do problema", afirma a dermatologista Flávia Ravelli. Uma boa dica é aplicar um balm antes do batom: uma prática que pode ajudar na hidratação da boca. Produtos que contenham em sua composição componentes como centelha asiática também são uma boa alternativa, já que o ingrediente ajuda a reparar os danos causados pelo frio e a favorecer a produção de colágeno, um cuidado simples, mas que garante a atenção especial necessária para evitar os lábios secos. Para facilitar ainda mais a vida das amantes da maquiagem, existem também os protetores labiais coloridos, que unem cuidado e beleza num só produto.

Também não se deve esquecer que é ao contrário do que muitos pensam é o filtro solar também é imprescindível quando as temperaturas estão mais baixas: mesmo em dias nublados, a radiação violeta consegue entrar em contato com a nossa pele, contribuindo negativamente para o processo de ressecamento. Os lábios, obviamente, não ficam de fora dessa agressão. Por isso, os balms com filtro solar são indispensáveis, uma vez que garantem que os lábios fiquem protegidos. Quanto maior o fator de proteção do produto melhor, já que ele ajuda a evitar as rachaduras incômodas e dolorosas, que podem gerar problemas ainda mais graves: "as fissuras facilitam a entrada de bactérias, fungos e até do vírus da herpes", alerta a dermatologista.

Umedecer os lábios com a língua piora o ressecamento

Ao notar alguma rachadura nos lábios é quase automático passar a língua sobre eles, com o intuito de umedecê-los. No entanto, a prática não é benéfica: a sensação de alívio é momentânea, mas piora o quadro tempos depois: "as bactérias, vírus e outros micróbios podem entrar no corpo do paciente através da pele rachada dos lábios, e manter a área molhada com saliva permite que os germes cresçam", alerta a dermatologista.

O ideal é ter sempre por perto algum recurso produzido especialmente para controlar o ressecamento labial e como o período de frio tende a se estender durante alguns meses, o cuidado deve ser frequente. Por isso, optar por produtos que prometam longa duração é imprescindível e o uso contínuo de bons produtos resolve o problema e garante lábios impecáveis em pouco tempo.



Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.