Como recuperar as unhas enfraquecidas após retirar o gel? Confira as dicas de um profissional

Para recuperar a saúde das unhas após o gel, há que ter vários cuidados de nível profissional
Para recuperar a saúde das unhas após o gel, há que ter vários cuidados de nível profissional

Queridinhas das mulheres ao redor do mundo, as unhas de gel são imbatíveis no quesito durabilidade e brilho. No entanto, o seu uso pode gerar algumas consequências para a beleza das pontinhas dos dedos. Para recuperar a saúde desta àrea após a remoção deste tipo de manicure, há certos cuidados indispensáveis que precisam ser incorporados na rotina das nail addicteds. Confira as dicas da nail artist das estrelas Gi Camargo para devolver a vitalidade de volta às suas unhas em tempo recorde!

Cuidar da saúde da unha enfraquecida é o primeiro passo para a recuperação

A primeira dica de Gi Camargo para reduzir os danos é nunca remover o gel em casa. Além de ser algo difícil de fazer, a profissional garante que quem não tem experiência vai prejudicar as unhas ao fazê-lo sozinha. "Esta prática enfraquece ainda mais, pois é necessária muita coordenação e conhecimento de limites para o polimento, caso contrário, vai acabar com uma unha fina demais", afirma. Segundo ela, o ideal é fazer visitas semanais ao salão, e a ideia de que se deve lixar a zona para evitar que ela descasque mais, é errada. "Nunca se deve polir a unha nas sessões de manicure após remover o gel, porque além de danificar, vai provocar ainda mais descascamento", garante a profissional. "A recuperação tem que ser feita sem lixar, mas, se for de extrema necessidade, a leveza é essencial". Outra dica é a de não remover a cutícula em excesso, pois ela existe por um motivo. "Não há necessidade de cavar tanto, os exageros devem ser evitados", entrega.

Cores de esmalte clarinhas são as mais indicadas nesta fase

Para colorir as unhas em casa na fase de recuperação, o ideal é apostar nas cores claras, já que as escuras tendem a torná-las amarelas. "Uma vez que o processo de remoção é por si bastante abrasivo, a porosidade da unha é elevada, e ela vai absorver muito mais qualquer produto que receba", garante Gi. "A pigmentação dos esmaltes escuros vai transferir para a àrea, a menos que se tenham cuidados profissionais na hora da esmaltação." Outra ideia que na opinião da expert é errada, é a de que os esmaltes mais pigmentados têm mais formol na sua composição, e que por isso têm maior poder fortalecedor. "A maioria dos esmaltes têm composições idênticas, só muda a cor", afirma.

Manutenção das unhas em casa é indispensável

Para Gi Camargo, é essencial ter cuidados com as unhas fracas entre sessões de manicure em salão. "A hidratação é o mais importante nesta fase de reabilitação. Usar os produtos ideais é de extrema importância, como o óleo de semente de uva, e o esmalte fortalecedor também é crucial." Outra dica para recuperar as unhas é a de mantê-las curtinhas ao invés de deixá-las crescer: "O comprimento da unha é algo que depende do gosto pessoal, mas as curtinhas descascam menos e respiram melhor." Para acelerar o processo, a profissional ainda aconselha uma alimentação saudável: "Cuidados com a alimentação e muita àgua são indispensáveis à saúde desta àrea. O ideal é procurar um médico que a oriente a respeito dos suplementos ideais para dar força às unhas", aconselha a manicure.