Como remover as manchas brancas causadas pelo uso prolongado do esmalte

Saiba os cuidados necessários para se livrar das manchinhas brancas que aparecem quando o mesmo esmalte fica nas unhas por muito tempo
Saiba os cuidados necessários para se livrar das manchinhas brancas que aparecem quando o mesmo esmalte fica nas unhas por muito tempo

Seja pela falta de tempo para renovar o look ou pela boa duração do esmalte, muitas mulheres acabam ficando com o mesmo produto na pontinha dos dedos por um período maior que o indicado, causando ressecamento e aquelas indesejáveis manchinhas brancas nas unhas.

Se você sofre com o problema, certamente, já se perguntou como se livrar desse desagradável efeito marcado, por isso, pegamos dicas especiais com manicures que entendem do assunto para te ajudar. Confira!

Esmalte deve ser retirado a cada cinco dias

É claro que toda esmaltemaníaca atarefada adora quando o esmalte dura e não descasca antes do tempo, mas, segundo especialistas, o ideal é remover o produto a cada cinco dias - mesmo se ele ainda estiver perfeito - e dar uma pausa de dois dias até a próxima esmaltação.

Embora existam controvérsias sobre o assunto, já que muitos consideram mito dar descanso a um tecido morto, as manicures Andreza Moreira e Tina Bernardo concordam com os dermatologistas e indicam esse cuidado: "É muito importante que o esmalte seja retirado dois dias antes para que a unha consiga respirar antes de uma nova aplicação do produto", indica Andreza Moreira. E vale lembrar que o cuidado não está restrito às unhas das mãos: embora os pés não sejam feitos com a mesma frequência, a regra é a mesma para evitar o ressecamento e o aparecimento das manchas brancas na superfície.

Cores escuras não são a causa do problema

Além de causarem um aspecto amarelado nas unhas, alguns ainda acreditam que os esmaltes escuros são os grandes responsáveis pelo aparecimento dessas manchinhas brancas. Mas, de acordo com as duas manicures, a história não passa de um mito: "O esmalte escuro contém a mesma fórmula dos claros, logo, eles não têm nenhuma propriedade que facilite o aparecimento de manchas. Isso é mito, tanto que há pessoas que só pintam as unhas com esmaltes claros e, ainda assim, ficam com as manchinhas", esclarece Tina Bernardo.

Mas, independente da cor escolhida, é preciso sempre ter o cuidado de passar base antes de qualquer esmaltação para que as unhas fiquem protegidas dos corantes presentes nos esmaltes, que podem causar o ressecamento e as temidas manchinhas brancas nas unhas.

Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas

Se você não sabia sobre a necessidade de tirar o esmalte das unhas a cada cinco dias - e muito menos sobre a necessidade de deixá-las respirando sem produto antes da ida ao salão - as manchas brancas podem já ter aparecido na pontinha dos seus dedos.

Se isso aconteceu, a dica das duas manicures para se livrar do problema é deixar as unhas ao natural, livres de esmaltação, até que as marcas desapareçam. "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.

Tina Bernardo compartilha da mesma opinião e ainda recomenda que a superfície da unha seja lixada para amenizar o aspecto: "A pessoa precisa ficar um bom tempo sem usar esmalte para que as manchas possam sair. Durante esse período, recomendo apenas higienizar as unhas e lixar levemente sua superfície para ajudar a disfarçar as manchinhas", afirma. Mas, sobre isso, fica o alerta: se feita repetidas vezes, essa ação pode causar o enfraquecimento das unhas e facilitar a quebra e o aparecimento de lascas.

Hidratação também é importante durante o período de pausa

Muita gente se preocupa com a hidratação da pele e cabelo e se esquece totalmente de ter o mesmo cuidado com a ponta dos dedos - e esse é justamente um dos motivos para o aparecimento de manchas e ressecamento.

Segundo especialistas, o uso excessivo de acetonas durante a esmaltação constante acaba ressecando a queratina da unha, o que causa as temidas manchas brancas. Por isso, o período de pausa é tão importante para que ela ganhe de volta sua hidratação natural e recupere o aspecto bonito novamente. Além disso, também vale aproveitar o período de descanso para redobrar o tratamento das unhas com hidrantes específicos para fortalecer e nutrir a região: "Usar hidratantes para unha diariamente também é uma boa dica para impedir que as manchinhas brancas apareçam quando o esmalte voltar a ser usado", afirma a manicure Tina Bernardo.