Como retocar a maquiagem: descubra o jeito certo de corrigir a pele, os olhos e os lábios ao longo do dia

Aprenda a retocar a base de maquiagem, o batom e a make dos olhos! (Foto: Instagram @viviannn_v)
Confira dicas de como retocar a base ou criar outra camada do item ao longo do dia (Foto: Maybelline NY)
Aprenda a retocar o corretivo ou o batom ao longo do dia ou durante uma festa à noite (Foto: Maybelline NY)
Aprenda a retocar a base de maquiagem, o batom e a make dos olhos! (Foto: Instagram @viviannn_v)

Retocar a maquiagem, seja durante o dia ou no meio de uma festa à noite, exige uma atenção extra! Depois de um bom tempo maquiada, é normal a base oxidar, o lápis de olho acumular no canto interno ou o batom borrar, mas o legal é não estragar a parte da make que está intacta e você não quer mexer, ao mesmo tempo em que dá um "up" na região que está borrada, craquelada ou que já não aparece com tanta intensidade. Com alguns produtos e truques na manga, dá para retocar tudinho de forma bem rápida. Confira as dicas!

Como tirar a oleosidade da pele do rosto

Quando retocar: Quando a pele começa a brilhar em algumas áreas, como pálpebras, e também na "zona T", ou seja, testa, nariz e queixo.

Como retocar: O primeiro passo para acabar com a oleosidade é secar a pele, e para isso vale usar lencinhos anti-oleosidade ou o papel toalha que pode ser encontrado no banheiro. A dica é apenas encostá-los no rosto, ao invés de esfregá-los, para absorver melhor a oleosidade. Depois, basta usar um pó translúcido ou da cor da sua pele para renovar o aspecto da base e controlar a oleosidade excessiva. Use um pincel para pó, que costuma ser de tamanho médio e de cerdas redondas, aplicando o produto nas áreas oleosas de forma leve.

Como retocar a base de maquiagem

Quando retocar: Quem prefere retocar a base por completo precisa ter um pouquinho mais de cuidado para não borrar a make dos olhos ou da boca. Ela pode ser retocada quando começar a craquelar ou quando algumas acnes ou manchas do rosto já estiverem aparentes.

Como retocar: Nada de passar uma base por cima de outra camada craquelada! Isso só vai piorar o aspecto da pele, ou seja, o certo é retirar a base com lenços demaquilantes para fazer uma camada nova. Na hora de retocar, deposite o produto no dorso das mãos, e não diretamente no rosto. Depois, com um pincel duo-fibra ou com uma esponjinha, aplique e espalhe da mesma forma que fez anteriormente. Tenha cuidado extra próximo aos olhos, para não manchar os cílios ou as sobrancelhas.

Como retocar o corretivo

Quando retocar: Quando perceber que as olheiras estão aparecendo, quando aquela espinha indesejada surgir de última hora ou quando o produto acumular na linha do côncavo. Antes de um compromisso importante, como reunião ou um encontro, também vale retocar a área dos olhos para iluminar.

Como retocar: Se quer esconder as olheiras, a dica é escolher um corretivo do mesmo tom que a sua pele. Para o produto for cremoso, use as pontinhas dos dedos para dar batidinhas e espalhar mais rápido. Foque bem no canto interno e externo dos olhos, além das pálpebras - se estiver sem sombra - uniformizar o tom da pele. Já para iluminar o olhar, use um corretivo que tenha um tom mais claro que a sua pele e aplique embaixo dos olhos, focando no canto externo em direção às têmporas.

Como retocar a maquiagem dos olhos

Quando retocar: Se você não apostou em uma máscara à prova d'água ou em um bom lápis de olhos, é bem provável que a região esteja um pouquinho manchada no meio da balada ou ao longo de um dia quente.

Como retocar: Use um cotonete ou esponja umedecidos para remover o produto. Faça movimentos como se estivesse limpando a pele, mas de forma bem leve para não retirar a base ou o corretivo. Se estiver sem esses itens, molhe um papel toalha, retire o excesso de água e faça o mesmo. Para retirar o lápis que fica acumulado no canto dos olhos, a dica é usar o papel toalha para remover.

Como retocar o batom

Quando retocar: Quando perceber que tem produto fora do contorno dos lábios ou quando o batom estiver escorrendo nos cantinhos.

Como retocar batons cremosos: Retocar batons cremosos é bem simples, e muitas vezes não é preciso retirar a camada de baixo. Você pode aplicar o item diretamente nos lábios ou usar os dedos para dar batidinhas e fixar a cor.

Como retocar batons líquidos: Quando o batom é líquido e de acabamento matte, o retoque precisa ser feito com mais atenção para não craquelar o produto nos lábios. Para tirar o borradinho, vale usar um cotonete umedecido com demaquilante ou até mesmo um corretivo da cor da pele na área. Já para aplicar novamente o batom, a dica é tirar a camada anterior com lenço umedecido ou demaquilante. Depois de aplicar, é só reforçar o contorno da boca com pó compacto para o batom não escorrer ou sair novamente.