Como são escolhidos os nomes dos batons? Descubra!

 Já parou para pensar como o nome dos batons é escolhido? Descubra! (Foto: Maybelline NY)
As tendências das passarelas são importantes no processo por ajudarem a definir um tema para a coleção de batom (Foto: Pixelformula)
Para relacionar um nome a uma determinada cor, a equipe de marketing procura avaliar o que ele quer transmitir para ver se combina com a tonalidade  (Foto: Pixelformula)

Já parou para pensar como o nome dos batons é escolhido? Descubra! (Foto: Maybelline NY)

Quem é apaixonada por maquiagem sabe bem que o nome dos batons é um show à parte na coleção de produtos. Truque de Mestre, Não Me Arrependo, Quero Tudo... O que não faltam são opções criativas para diferenciar os tons da mesma cor! Mas você já parou para pensar se existe um sentido para esses nomes ou se eles são escolhidos ao acaso? De acordo com Suzana Rodrigues, Gerente de Marketing de Desenvolvimento do grupo L'Oréal Brasil, a primeira opção é a correta: os batons passam por um processo criativo bem longo antes de ganharem um título definitivo. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Equipe considera as tendências de moda e comportamento para chegar aos nomes dos batons

Para que um batom receba os nomes supercriativos que conhecemos, as marcas contam com uma equipe especializada em Marketing de Desenvolvimento para fazer esse trabalho. Suzana Rodrigues, gerente desse setor, conta que ele é focado para pensar em todos os detalhes de um produto, do início ao fim: "o trabalho vai desde analisar tendências e necessidades das consumidoras, passando por aprovação de fórmulas e desenvolvimento de embalagens, até a entrega do produto final em si".

Combinação de um tema com cores-tendência ajuda na escolha do nome

Depois de fazer uma análise sobre o que está bombando nas passarelas, nos blogs e nas ruas, a equipe de marketing decide um tema específico para pensar nas cores que têm tudo a ver com ele - e, finalmente, começar o processo de criação de cada nome.

"Dependendo da marca, o tema da coleção vem da análise de tendências de comportamento atreladas a tendências de cores. A partir disso, fazemos várias reuniões de brainstorming para pensar em um grande 'universo da coleção'; escolhemos cores-tendência que caibam nele e os nomes vêm a partir daí", explica Suzana Rodrigues.

Perfil das consumidoras e as cores em si também são detalhes levados em conta

Embora as tendências de maquiagem sejam o fator número 1 na escolha dos nomes dos batons, é claro que o perfil das consumidoras não deixa de ser considerado. Segundo Suzana, depois de avaliar tudo o que está na moda e chegar a um tema, a equipe de marketing procura pensar em nomes que tenham tudo a ver com o público-alvo: "sabemos que quanto mais próximos os nomes são do universo da consumidora, mais eles podem 'dar o que falar'. E isso é sempre positivo para nós", diz.

Com todas essas informações, já fica claro entender como os nomes super diferentes são criados. Mas, agora, fica a dúvida: eles são relacionados com uma cor específica de modo aleatório? De acordo com Suzana, não - até esse detalhe é pensado cuidadosamente: "fazemos a junção da cor de acordo com o que cada nome transmite", esclarece.