Como se maquiar: guia completo com passo a passo e dicas para iniciantes arrasarem na make

Saiba como se maquiar sozinha com o passo a passo simples e certeiro (Foto: Instagram @maybelline)

Se você e daquelas que ainda não tem muita experiência com maquiagem, não se preocupe: sempre há tempo de aprender! Para se maquiar sozinha em casa tanto para o dia a dia quanto para a noite, tudo que você precisa é de algumas dicas básicas - e nessa parte nós do TSM podemos te ajudar.

Separamos uma matéria com o passo a passo completo de como fazer uma maquiagem coringa - desde a escolha dos produtos até a forma de aplicar cada um deles. Aproveite!

Passo 1: escolha e separe os produtos certos para se maquiar

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

- Base: ela é indispensável para uniformizar a pele e deve ser escolhida de acordo com o que você quer como efeito na make. Para cobrir bem as manchinhas, prefira a base de alta cobertura. Já para um ar mais natural e leve, vá com a base de média cobertura. Lembrando que o tom deve ser exatamente igual ao da sua pele! 

- Corretivo: é o item perfeito para anular as olheiras e criar pontos de luz no rosto. Esse produto deve ser do tom da sua pele caso queira um efeito suave, ou de um a dois tons mais claro que o seu rosto se preferir um efeito bem iluminado;

- Pó: vai ser o responsável por selar os produtos líquidos usados na pele e deixar um ar mais sequinho na make. Aqui, vale preferir a versão translúcida pela praticidade e longa duração que ela oferece;

- Blush: pode ser rosa, bronze ou até pêssego, tudo depende da cor da sua pele e do efeito que achar mais bonito. Aposte na versão em pó para dosar bem o acabamento dele no rosto;

- Iluminador: dá o toque final perfeito na pele, garantindo aquele ar de saúde glowy para qualquer ocasião. Escolha entre o produto rosado para peles claras ou dourado para peles morenas e negras;

- Máscara de cílios: ajuda a deixar os cílios bem destacados e dramáticos, valorizando o olhar. Experimente tentar uma fórmula leve e que garanta bastante volume;

- Sombra: para começar, é interessante apostar em uma paleta de cores mais neutras com vários tons de nude. Assim o item vai ser coringa na nécessaire!

- Batom: escolha o tom que achar melhor, seja colorido ou mais neutro. Quanto ao tipo, vale tentar a versão em bala ou lápis para facilitar a aplicação.

Passo 2: comece limpando e hidratando a pele

Com todos os produtos em mãos, é importante começar limpando a pele com uma solução de limpeza leve. Assim você elimina as sujeirinhas dos poros e evita que o rosto produza mais oleosidade ao longo do dia.

Feito isso, aplique o seu hidratante facial por todo o rosto com movimentos circulares - incluindo o pescoço! Isso vai ser fundamental para aumentar a durabilidade da maquiagem e deixar o acabamento impecável. 

Passo 3: aplique a base no rosto fazendo pontinhos

Para aplicar a base de um jeito prático e rápido, sem correr o risco de exagerar na quantidade do produto, uma boa dica é fazer vários pontinhos pelo rosto e pescoço - especialmente no maxilar, para não deixar nenhuma linha marcada na região.

Depois, usando a ponta dos dedos, esponja de maquiagem úmida ou pincel de base, comece a espalhar o produto delicadamente até que o rosto fique num tom uniforme.

Passo 4: use o corretivo abaixo dos olhos dando batidinhas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Agora, para reforçar a cobertura da base na região dos olhos, é hora de usar o corretivo na região das olheiras e na pálpebra. Além disso, ele pode ser um aliado para cobrir manchinhas que a base ainda não tenha anulado por completo pelo rosto.

Na aplicação, vale a pena usar a técnica de desenhar um triângulo invertido embaixo dos olhos e, depois, com a ponta dos dedos, esponja umedecida com água ou pincel de corretivo, dar batidinhas nessa área. E nada de esfregar, viu? Assim você garante a cobertura perfeita!

Passo 5: sele os produtos usando o pó translúcido na face

Para selar todos os produtos já usados no rosto com um ar mais sequinho, aplique uma camadinha de pó translúcido onde já foi aplicada a base e o corretivo. Esse pó solto e branquinho se adapta bem ao rosto e e só precisa de uma camada fina para garantir mais duração à make!

Na hora de aplicar, use um pincel de pó bem cheio e fofinho e espalhe bem o produto pelo rosto - checando se nenhuma parte do visual ficou com manchas brancas. Caso tenha excessos, é só "varrer" o pó para fora com o mesmo pincel.

Passo 6: aplique o blush nas maçãs do rosto

Percebe que o seu rosto está uniforme, mas um pouco apagado? É porque chegou a hora de dar aquele arzinho de saúde para o visual! Nessa parte da produção, você vai precisar de um blush em pó e um pincel de blush para aplicação.

Suje a pontinha das cerdas e sorria para o espelho. Onde saltar mais alto nas bochechas é a a região da "maçã do rosto", e é nesse ponto que você deve aplicar o produto, fazendo sempre movimentos circulares em direção cantinho da face. Caso você exagere na quantidade, basta continuar esfumando até que o tom se misture bem à pele.

Passo 7: use o iluminador nas têmporas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Para turbinar ainda mais o ar saudável no rosto, é interessante aplicar o iluminador nos pontos altos da face, como têmporas e linha do meio do nariz, por exemplo. Dessa forma, você consegue criar um glow na medida certa tanto para o dia quanto para a noite.

Na aplicação, você pode usar a ponta dos dedos - aplicando em batidinhas -, ou então um pincel tipo vassourinha que é específico para fazer esse detalhe na make.

Passo 8: esfume a sombra nude por toda a pálpebra

Para dar uma corzinha aos olhos, o conselho é que as iniciantes comecem pela técnica de sombra uniforme - ou seja, uma única cor bem esfumadinha por toda a pálpebra. Para não ter erro, a dica é começar pelos tons de nude, que são bem versáteis e fáceis de aplicar.

Usando a pontinha dos dedos ou um pincel para esfumar sombra, aplique a cor escolhida espalhando de um lado para o outro nas pálpebras - tanto na parte móvel quanto um pouco para cima, no côncavo. 

Passo 9: passe o rímel nos cílios

Finalizando a make no olhar, é hora de aplicar a máscara de cílios e realçar ainda mais a produção. Aqui, é importante ter atenção à forma de aplicação - que deve ser feita em zigue-zague para não empelotar os fios com o produto.

Aplique nos cílios superiores e inferiores e espere alguns segundos para deixar que a fórmula seque e não borre outras partes da maquiagem, ok?

Passo 10: aplique o batom com cuidado nos lábios

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

O último passo da maquiagem é a aplicação do batom - e aqui não tem mistério! Usando o batom em lápis, o segredo é começar seguindo o contorno da boca e, depois, preenchendo a parte interna.

Já para quem preferir a versão em bala, vale seguir a mesma lógica e, caso algum acidente aconteça, basta usar um cotonete embebido com demaquilante para corrigir o errinho e that's it!

Redação: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.